Gralha-do-Campo

03:26 Postado por Geremias Pignaton


                                          Fotos GPignaton///Clique nas fotos para ampliar



Ave passeriforme da família Corvidea. Seu nome científico é Cyanocorax cristatellus. Parente do corvo europeu. O nome cristatellus provém da crista apresentada pelo pássaro. É um dos maiores pássaros existente no Brasil, chegando a 35cm.
Apresenta a parte inferior do corpo de cor branca, as costas e asas azuis,  pescoço e cabeça, incluindo a crista, bico e olhos, negros. Quando mostrei estas fotos a um colega de trabalho ele ficou impressionado com a delimitação do colar negro. Conforme ele, parece que foi contornado por um desenhista.
Ave onívora, come frutas, insetos, sementes e ataca ninhos para predar ovos, inclusive de galinhas, tornando-se inimigas de habitantes do campo.
Anos atrás, numa fazenda em Alexânia-GO, vi uma plantação de abacaxis atacada por essas aves. Com o potente bico, elas furam a casca grossa da fruta, ainda verde, e comem a polpa com enorme voracidade. Ficou tudo arruinado.
Vive em bandos de 4 a 8 indivíduos. A procriação também é feita em bando. O ninho de gravetos é coletivo. várias fêmeas põem ovos e  todos cuidam da incubação e da ninhada.
O bando produz enorme algazarra por onde passa. Muito difícil não notar a presença destas aves.
Habita a região central do Brasil, dando preferência ao Cerrado. Não gosta de densa mata. No Espírito Santo, tem sido observada  na divisa com Minas. É provável, com o tempo, que apareça também na região de Ibiraçu, devido a mudança de ambiente sofrida com o fim da Mata Atlântica.
Fiz estas fotos em Chapada Gaúcha-MG, no distrito de Serra das Araras, a uns 400 km de Brasília.

1 comentários:

  1. AUGUSTA DELMIGLIO disse...

    AQUI EM NOVA ODESSA -SP,DESDE O ANO PASSADO AO LADO DE MINHA CASA , APARECEU UM CASAL .HOJE SÃO 03,COM O FILHOTE. SÃO MUITO LINDOS ! DOMINGO,11/08/13 VIRAM COMER O MAMÃO MADURO,NO PÉ EM MEU QUINTAL.