A Primeira Missa no Brasil

04:56 Postado por Geremias Pignaton

                                                      Clique na imagem para ampliar


A primeira missa foi celebrada no Brasil em 26 de abril de 1500, em Coroa Vermelha, local hoje pertencente a Santa Cruz de Cabrália na Bahia. A missa foi celebrada pelo frade Henrique de Coimbra.

Mais de três séculos e meio depois, em 1860, o pintor catarinense, Victor Meireles, baseado nos relatos de Pero Vaz de Caminha, pintou o quadro da imagem deste post, retratando a celebração.

O quadro da Primeira Missa no Brasil se tornou uma das obras de arte históricas mais famosas do país. Talvez só comparável ao Grito do Ipiranga de Pedro Américo.

Quem, ainda criança, no livro didático de história, no ensino fundamental, não se impressionou com essa imagem? Eu me recordo  o que  mais me chamou atenção foi o índio assistindo a missa trepado na árvore.

O quadro de Vítor Meirelles tem 2,77 m de comprimento por 3,5 m de altura. Fica exposto permanentemente no MAM - Museu de Arte Moderna no Rio de janeiro.

Até o dia 16 do mês de setembro próximo, ele está em exposição aqui  no Salão Nobre da Câmara dos Deputados em Brasília.

Ver o quadro é uma forte emoção. Quem tiver a oportunidade não pode perder.

0 comentários: