Eleição na França

04:00 Postado por Geremias Pignaton

                                           Foto: Reuters

Sarkozy foi o 11º líder europeu que caiu com a crise. Os europeus não aceitam o arrocho proposto pelos neoliberais e estão dando o troco nas urnas. Estão revoltados com a política que beneficia o sistema financeiro, os bancos, em detrimento do bem-estar social presente na sociedade européia nas últimas décadas.

François Hollande, na foto erguendo rosas vermelhas, o símbolo do seu partido socialista, explorou bem a insatisfação do cidadão francês com a política de arrocho de Sarkosy. Prometeu continuar crescendo sem arrochar o cidadão. Para isso, voltará suas baterias contra as grandes fortunas, combatendo assim o deficit fiscal.

A tarefa de Hollande será hercúlea. Todo o mundo, sobretudo a Europa, voltará agora os olhos para a França.  Tomara que alguma coisa nova surja de lá. Desde 1789 a França nos dá esperança de novidade.

Outra coisa interessante na eleição francesa foi a enorme votação da extrema direita. Janine Le Pen, filha do velho Le Pen, teve 18% dos votos no primeiro turno. Isso é prova de que, na crise, os radicalismos recrudescem. Hitler nasceu assim. Le Penn representa os nazi-fascistas modernos.

Fiquei feliz com a derrota do baixinho. Nunca fui com a cara dele.

0 comentários: