Festa de Ibiraçu - Anos 80

03:41 Postado por Geremias Pignaton


Foto gentilmente enviada por Guti Lanschi - Clique sobre ela para ampliar.


Não sei em que ano foi feita esta foto, sei que foi na década de 80. Naquele tempo, o prefeito de Ibiraçu era o Jauber e um dos organizadores da festa era José Guilherme Pagiola, o Zé Pitaé. Toda a decoração das ruas e parte do planejamento da festa eram feitos por ele.
Eu sempre era encarregado de promover os bailes da sexta-feira e  do sábado,  feitos no polivalente. No sábado,  eram dois bailes. Um baile era mais para os jovens, feito no Polivalente. O outro, mais voltado para os coroas, feito na escola de 2º grau, chamada escola do Zé - Zé Pignaton era diretor.
O palco central ficava em frente à padaria do Pedrinho do Modesto, na esquina da Maria Adelaide Jardim com a Conde D'Eu, de modo a dar visão para as duas ruas, como se vê aí na foto.
Domingo à noite a festa era encerrada com apresentação de uma atração musical nacional e um show pirotécnico, feito de sobre o barranco do Califórnia.
A festa era feita nas ruas, todo centro da cidade era tomado pelo clima de festa. Eram três dias com muitas atrações, nada megalomaníaco, mas que faziam, de uma forma ou de outra,  todo mundo participar.
Lembro-me bem das reuniões preparatórias. Era uma guerra para definir as atrações. Os jovens defendiam atrações mais juvenis e os coroas as suas. No final ficava equilibrado.
Tinha de tudo: bailes, shows, fogos de artifício, exposição agropecuária e concurso leiteiro, esportes, sobretudo o futebol às 3 h da tarde de domingo no Marcão, cerimônia cívica na Câmara Municipal, etc... etc...etc...
A principal atração para mim era a alvorada de domingo feita com a banda de Barra do Triunfo que tocava pelas ruas, acompanhada de um multidão de jovens vindos dos bailes. Eu que havia trabalhado duro nos bailes das duas noites anteriores, começava aí minha festa.

Muito obrigado ao Guti. A foto avivou muito minhas recordações. Tenho certeza que fará o mesmo com os leitores deste blog.

Bons tempos!

2 comentários:

  1. Geremias Pignaton disse...

    Guti me mandou e-mail dizendo que é provável que o cara no palanque com a mão sobre os olhos parece que sou eu. Fiquei também com essa impressão, mas não tenho certeza.
    Zé Pitaé está no canto esquerdo inferior da foto, de óculos escuro.

  2. Luciana Gratz disse...

    Nao sei exatamente o ano mas eu morava em Vila Velha, mas a minha familia que e de Ibiracu ia todos os anos e eu gostava muito. Lembro muito desse Municipio que nao sei explicar o porque mas tenho uma ligacao muito forte com Ibiracu. Somos em 10 irmaos, os meus 9 irmaos nasceram la so eu nasci em Vila Velha, mas o meu Pai (Eliseu Gratz) e minha mae (Selmira Guasti Gratz) que ja falecidos estao interrados em Ibiracu. O seu Blog e muito legal, pessoas mais esclarecidas tem o dever de esclarecer o que realmente acontece no municipio e orientar o povo para nao continuar cometendo os erros do passado, se e que me entendi? Um grande abraco Luciana Gratz.