Falando do PIB Novamente

23:41 Postado por Geremias Pignaton

Ontem, quando vinha para o trabalho, na Rádio CBN, ouvi uma entrevista de um especialista em administração pública falando sobre a divulgação do PIB dos municípios pelo IBGE.
Peguei a entrevista pelo meio e não anotei bem o nome do especialista.
Segundo ele, os orçamentos municipais devem ser bem usados para elevar o PIB, como eu mesmo já havia dito aqui.
Gostei muito de uma frase dele que dizia que devemos escolher bem os gestores. Disse que muitos são excelentes para fazer campanha eleitoral e no trabalho político, mas são péssimos administradores.
Conforme ele ainda, um orçamento mal administrado por anos seguidos pode revelar-se um desastre na atividade econômica dos municípios, sobretudo dos pequenos municípios.

9 comentários:

  1. Carlos Cacau Furieri disse...

    Tem certeza que o cara não falava de Ibiraçu?????

    Pense num presságio!!!

    Em Ibiracu muita coisa precisa ser conceituada antes de ser discutida!!!

    Pensam que falamos da boca para fora!!!

    Vida que segue!!!!

    Carlos Cacau Furieri

  2. o fiscalo disse...

    está sendo distribuido em Ibiraçu uma propaganda das obras da prefeitura no periodo de 2009/2011, 3 anos. duas coisas me chamaram a atenção: a primeira foi o material. muito bem elaborado, de primeira, no tamanho 30 x 42, papel brilhante e outros atributos mais. não entendo de grafica mas aquele trabalho deve ter custado uma fortuna. a segunda foi o valor estampado na capa: um enorme numero 13 que imaginei que tivesse alguma coisa com o pt, mas olhando com mais cuidado percebi que se tratava do valor de 13 milhões investidos no periodo de 3 anos. não sei qual o orçamento de Ibraçu, mas em 3 anos acredito que foi aplicado muito pouco. com a palavra os entendidos.

  3. Guti Lanschi disse...

    Geremias, eu faria a seguinte pergunta ao especialista: se o crescimento do PIB de uma pequena cidade durante os quatro anos de uma administração for menor que os quatro anos de outra administração, podemos afirmar que uma foi melhor que outra?
    Podemos dizer que se o PIB de uma administração termina em queda ao final de quatro anos esta teria administrado mal o orçamento ou seria conseqüência também de outros fatores? Em outras palavras, o fato do PIB de Ibiraçu em 2008 ter diminuído em ralação a 2007 seria conseqüência de má administração ou de toda uma conjuntura regional, estadual, nacional e mundial?
    O que você acha?

  4. Geremias Pignaton disse...

    Guti, pode a administração ter influência no PIB. Pode ser também que a conjuntura regional, estadual e nacional pese mais que a administração.
    Minha crítica a atual administração de Ibiraçu com relação ao PIB é porque acompanhei meses seguidos a execução orçamentária e vi que grande parte dos recursos do orçamento vai para fora do município. Isso, seguramente, afeta negativamente o PIB do município. Nenhuma pode ser uma justificativa razoável, para, por exemplo,a prefeitura comprar material de construção fora de Ibiraçu. Nem no supermercado, ou por carros em oficinas mecânicas de fora, e armarinho, e por aí vai.
    Guti, tenho certeza que uma administração ruim contribui muito para a queda do PIB, mesmo sabendo que não é só esse fator que influencia. Pode haver uma boa administração com o PIB em queda uma péssima administração com o PIB em alta.
    Nem o PIB nacional depende só de nós e do nosso governo. Tem muito da conjuntura mundial.

  5. Guti Lanschi disse...

    Geremias, acho que chegamos ao ponto. A administração municipal influencia o PIB, mas não é o principal fator. É um sub-item do calculo, segundo o IBGE. Eu tinha uma pergunta a mais para o especialista, mas dou-me por satisfeito. /// Em minha opinião, quando o debate é bom importa pouco quem tem razão. Você é um dos melhores debatedores locais, desde o tempo da Câmara Municipal. Que o diga Apolônio Cometti. /// Um abraço e um Feliz Natal a toda sua família. Feliz Natal também aos leitores do Blog.

  6. Geremias Pignaton disse...

    Guti, tenho saudades do tempo de grandes debates com Apolônio na Câmara Municipal. Naquela época havia bons outros vereadores, mas o debate entre situação e oposição ficava mais para eu e ele.
    Eu era um menino inexperiente e, por isso, levava uma certa desvantagem. Para compensar, eu tinha menos responsabilidade com o "status".
    Isso poderia existir também hoje. Pelo que me contam, as sessões da Câmara são monótonas e rápidas.

  7. camarafraca disse...

    Gerê, você foi um grande vereador e acompanhei seu trabalho que deixa muita saudade. É triste ver um vereador que mora na Serra calado, não faz nada e não gasta um centavo em Ibiraçu.

  8. Anônimo disse...

    Desculpe, mas vcs falam tanto, debatem tão bem e só. Infelizmente nossa cidade está morrendo e ninguém faz NADA. Considero importante a fala de vcs, principalmente dos que não moram mais aqui. Mas Ibiraçu precisa realmente é soluções concretas.Estamos pedindo socorro. Chega de blá blá blá de palavras e opiniões bonitas.

  9. Fransergio Seixas Coelho disse...

    Enquanto as pessoas foram altamente despolitizadas*, não entenderem a importancia do poder público, onde reside a tão aclamada democracia - ou pelo menos onde está a semente da mesma; a importancia da participação mais efetiva da população na politica local, acho que pouco vai mudar ... só quem pode salvar (?!)- mudar(?) - Ibiraçu é o próprio povo de Ibiraçu, do contrário vão ficar esperando um político que seja heróico!!! Se bem que boa parte deve gostar mesmo do jeito que está, isto também faz parte da democracia... portanto, se assim for, que fique como está!


    * Não confundam pessoas que só reclamam do governo com pessoas politizadas!!!