Nostra Italia

04:36 Postado por Geremias Pignaton





 De 2001 até hoje, praticamente por todo o período, salvo alguns anos de interregno, a nossa querida Itália foi governada por Silvio Berlusconi. Parecia ser ele o único político capaz de dar algum equilíbrio à política daquele país. Aliás, a Itália nunca se notabilizou por equilíbrio na área política, sendo governada por coalizões pouco estáveis ao longo da história.
Berlusconi ficou muito tempo no poder e  parecia que conduziria a Itália a tempos bons na economia e na estabilidade política, apesar de suas declarações infelizes e suas pisadas de bola no campo pessoal.
Agora, com a Itália na bancarrota, pedindo socorro econômico ao mundo e pondo em risco a zona do Euro - está parecendo mesmo uma zona -, vê-se que a coisa não foi bem assim.
Depois de perder o apoio político, Il Cavagliere diz que vai renunciar. Antes, porém, pretende aprovar um pacote de medidas de arrocho para o povo Italiano.
A fanfarronice de Berlusconi, recheada de populismo e de um cafona anti-comunismo, conduziu a Itália ao desastre econômico.



A Itália não é a Grécia, nem Portugal, nem a Irlanda. A Itália deve muito mais, deve mais do que os três somados, mas também tem muito mais capacidade de sair deste atoleiro.
Acho que, amarrando uma política de coalizão, como sempre fez, sem o radicalismo berlusconiano, a Itália sairá bem desta situação.

0 comentários: