João-Bobo

01:01 Postado por Geremias Pignaton



                                         Fotos: GPignaton///Clique sobre a foto para ampliar





O joão-bobo é uma ave Galbuliforme da família Bucconidea. Ganhou esse nome popular pro ser manso, ficar longo tempo parado e permitir a aproximação do observador humano. Tem outros nomes vulgares pelo Brasil: apara-bala, capitão-de-bigode, chacuru, chicolerê,dormião, dormioco, macuru, jucuru, rapazinho-dos-velhos, entre outros.
Mede cerca de 18 cm. Sua característica mais marcante é o grande bico laranja com uma espécie de dente na ponta. A mancha preta com centro branco em volta do olho também chama muita atenção.
É uma ave pequena, de voo rápido e belo, que chama muita atenção na natureza.
Alimenta-se de insetos e pequenos vertebrados, lagartos pequenos e pererecas. Apanha suas presas a partir de um pouso de observação.
Tem um canto alto parecendo que diz "chacuru, chacuru".
Faz o ninho em buracos profundos que escava com o potente bico em barrancos, morros ou mesmo em terrenos planos. Quase toda a família Bucconidea faz ninho assim. O nome provavelmente veio daí. Em italiano, "bucco" é buraco.
No ninho tem de 2 a 4 avos brancos brilhantes.
Vive em todo Brasil, do sul da Amazônia até o Rio Grande do Sul. Vive também em países vizinhos como Paraguai, Argentina e Bolívia.
Na Região de Ibiraçu, na época que lá vivia, não me lembro dele. Talvez agora com a mudança do ambiente também esteja por lá.

As fotos são minhas, feitas quando ainda estava iniciando na atividade de metido a fotógrafo, há uns 3 meses.

0 comentários: