Democracia à Italiana

03:33 Postado por Geremias Pignaton



                                                          Foto:roma2011.blogosfere.it


                       
                        A Itália arranjou uma solução muito diferente para tentar sair da crise econômica em que se encontra.
                        Verdadeiramente, a estabilidade política nunca foi o forte da Itália. Os italianos são muito politizados e não conseguem criar na sociedade uma maioria de pensamento muito segura e equilibrada. Isso pode facilmente ser observado vendo a história nos últimos 50 anos.
                         Agora, com a derrocada econômica da era  Berlusconi, apareceu uma figura inesperada. O primeiro-ministro italiano será um sujeito que não teve voto. 
                         Mario Monti, o futuro "presidente del consiglio", entrou para o parlamento italiano na semana passada guindado ao posto de senador vitalício por nomeação do Presidente Giorgio Napolitano.
                         Na Itália existe a figura do senador vitalício. Agora são oito senadores assim. Esse cargo é  ocupado por ex-presidentes e por cidadãos com grandes serviços prestados à nação e que sejam nomeados pelo presidente da república.
                         Mario Monti não é político. Ele é um professor economista com grande militância acadêmica e que foi comissário da Comunidade Européia por dois mandatos.
                         Na Itália os políticos fracassaram completamente. Veremos o que fará um governo comandado por um tecnocrata e que terá também muitos tecnocratas como ministros e assessores. 
                         Magari va benne!
             

0 comentários: