Correição Eleitoral

05:15 Postado por Geremias Pignaton




A oposição em Ibiraçu pediu que a Justiça Eleitoral faça uma correição eleitoral com revisão das inscrições eleitorais no município. O pedido foi feito com base no elevado número de eleitores em relação ao número de  habitantes. Essa relação chega a 83%, quando o normal é ficar em torno de 70%. Se levarmos em consideração o Brasil inteiro, são 190 milhões de habitantes e 135 milhões de eleitores aproximadamente. Isso dá pouco mais de 70%.
No caso de Ibiraçu, o agravante é que do ano passado para cá entraram mais de 800 eleitores novos. Sabemos que Ibiraçu é uma cidade de população quase estagnada. Esse acréscimo não corresponde, de forma alguma, à realidade.
A prática de eleitores de fora virem votar em Ibiraçu é velha. Sempre foi uma forte arma eleitoral. Eu acompanhei as eleições de 1988, 1992 e 1996 de perto e posso testemunhar que era grande o relato de ônibus e vans que traziam eleitores para a votação. Também era muito fácil ver nas seções de votação um número muito grande de desconhecidos.

No início deste ano, mais para ver a reação do que realmente para transferir meu título, procurei o cartório eleitoral e fui impedido de transferir meu título para a cidade. Segundo me orientaram, eu teria que ter, no mínimo, três meses residindo na cidade. Mesmo eu que sou natural da cidade e, inclusive, já fui vereador.
Portanto, parece-me que o procedimento daquele cartório é rígido.
Ibiraçu não pode deixar que pessoas estranhas, de fora, decidam seu destino.
A justiça eleitoral, dados os indícios numéricos, deveria acatar o pedido de correição e rever os eleitores da cidade.
Não são muitos, é fácil fazer.

1 comentários:

  1. Carlos Cacau Furieri disse...

    Essa é uma das grandes covardias com Ibiraçu.

    O processo político eleitoral de Ibiraçu precisa ser remodelado.

    Sinto náuseas toda vez que converso sobre esta questão e vejo que os erros estão mais do que estampado na cara de todos e nada acontece.

    Estive em Ibiraçu dias atrás.

    Sai de lá arrasado, ainda mais arrasado!!!!

    Pobre Ibiraçu!!!!

    Nada anda em nossa terra natal.

    Aliás anda sim, de ré!!!

    Vida que segue.

    Carlos Cacau Furieri