Bico-de-Lança?

00:54 Postado por Geremias Pignaton


foto: Gpignaton                    clique sobre a imagem para ampliar


 Com a atividade de fotógrafo de aves, ou como vi dizer uma colega, paparazzi de passarim, voltei a minha infância, Tenho me sentido um menino rodando as matas e campos por aqui, nos arredores de Brasília, atrás de clicar uma ave nova ou uma situação inusitada deste mundo fantástico.
 Em outubro fotografei um beija-flor perto de uma mata, dentro de uma fazenda próxima a minha casa. Postei a foto no site wikiaves sem a identificação da espécie. Ninguém no site sugeriu nenhuma identificação da espécie.
Passei todo este tempo, um mês e meio, estudando e não consegui identificar.
Um usuário do wikiaves, Edson Junior, fez a identificação como sendo a fêmea do bico-de-lança. É um beija-flor muito raro que habita altitudes de 800 a 1800 metros e que já tinha sido avistado aqui na região de Brasília. No início, fiquei em dúvida, mas agora tenho quase certeza de que é ela mesmo. Se é, é a primeira foto da espécie no território nacional postado naquele site. Tem uma outra, do macho, mas feita na Venezuela.
Se realmente for confirmado, tudo leva a crer que vai, é um feito para mim. Um feito de sorte, mas também de um pouco de competência. A foto ficou razoável, apesar da dificuldade em que foi feita.

Veja meu perfil, com mais de 250 fotos, no wikiaves  http://www.wikiaves.com.br/perfil_gpignaton

0 comentários: