Acauã e o Filhote

14:38 Postado por Geremias Pignaton




Fotos: GPignaton - Clique sobre a foto para ampliar


Atrás da minha chácara passa o Ribeirão Saia Velha. Do outro lado do ribeirão existe ainda um pedaço de terra pertencente à minha propriedade. Lá tem um região que a água aflora, descendo do morro da reserva da Marinha do Brasil. É uma espécie de brejo no meio do morro, com umas cinco palmeiras de buriti. Sempre ouço o gavião acauã cantar por lá.
Hoje, pela manhã, resolvi ir lá fotografar o belo acauã. Ainda não o havia clicado e só o havia visto uma vez na Bahia. Da minha casa estava escutando ele vocalizar.
Chegando embaixo,  no rio, vi direito que ele estava no capão de mata, perto dos buritis.
Fui me aproximando e ele parou de vocalizar. Resolvi entrar na mata fechada onde ele estava, provavelmente pousado no alto da árvore mais alta. Quando ia passando por baixo de um buriti, pisando sobre as palhas caídas, tomei um susto. Ele vocalizou por baixo de onde eu pisava, no solo, embaixo das palhas caídas do buriti.
Dei um salto e me afastei. Futuquei o local com o monopé da máquina e ele vocalizou novamente. Olhei por baixo das palhas e vi os pés da ave. Fui olhando devagar e vi que era este filhote aí da foto.
Ele, assustado e temeroso, vocalizava sem parar e o casal adulto se aproximou. Pensei que fossem me atacar, mas eles não são bobos. Ficaram de longe, uns vinte metros, vocalizando e voando de um lado para o outro.
Fiz a foto rapidamente e afastei-me. Pude também fotografar um adulto na copa de uma árvore.
Acho que o ninho é sobre o buriti e o filhote caiu de lá. Terá que ter muita sorte para não ser apanhado por um predador.

0 comentários: