Sabiá-Poca - Turdus amaurochalinus

03:50 Postado por Geremias Pignaton

Foto: GPignaton


                    A sabiá-poca é uma ave Passeriforme da família Turdidae, a família dos sabiás. É uma das sabiás mais conhecidas. Seu nome comum "poca" vem da língua Tupi e significa estouro, um dos seus piados de chama produz um som parecido com a palavra "poca". O outro piado de chama é um miado baixo, parecido com um gato. Daí, em Ibiraçu, quando criança, chamávamos esse sabiá de sabiá-gato.
                    Esta ave é muito confundida com o sabiá-barranco. As duas tem cor muito parecida, sendo o barranco um pouco menor e o poca possui bico amarelado. Na época do acasalamento o amarelo do bico fica muito mais intenso.
                     Espécie sem dimorfismo sexual.
                     Possui uma mancha preta entre o bico e o olho, dando-lhe a cara de braba.
                     No mento, os indivíduos podem apresentar riscas e manchas pretas, variando a intensidade e a quantidade de indivíduo para indivíduo. No caso da foto não existe essas manchas.
                     Alimenta-se de invertebrados e pequenos frutos que caem no solo. Como os demais sabiás, vive ciscando no solo, entre as folhas caídas, à procura de alimento.
                      Faz ninho em forma de tigela em arbustos fechados, bem tecidos no seu interior. Põe de 2 a 3 ovos azuis-esverdeados, com manchas ferrugíneas. Durante a nidificação o casal permanece junto.
                       Encontrado em quase todos os estados do Brasil e na Argentina. Vive nos quintais e campos das beiradas das matas.
                     

                     

0 comentários: