Sabiá-do-Campo - Mimus saturninus

18:14 Postado por Geremias Pignaton


O sabiá-do-campo é um pássaro da família Mimidae, cujo nome científico é "Mimus saturninus".
Vive, como o nome comum já diz, em áreas abertas e campos de todo o Brasil, sendo encontrada também em países da América do Sul, como Paraguai, Argentina, Bolívia e Uruguai.
Adapta-se facilmente aos ambientes urbanos.
Apesar do nome, não tem parentesco muito próximo com os sabiás. É um pássaro mimídeo, enquanto os sabiás são turdídeos. O nome da família vem do fato de serem pássaros imitadores do canto de outras aves.
A família Mimídea é muito pequena, formada por um único gênero e apenas três espécies: esta objeto deste post, a sabiá-da-praia e a calhandra-de-três-rabos. As outras duas espécies são também muito parecidas, causando confusões nos observadores menos atentos. O sabiá-da-praia tem o peito esbranquiçado e a calhandra tem duas manchas brancas nas asas muito visíveis quando voando.
O sabiá-do-campo é onívoro. Seu alimento predileto são os insetos, mas também come pequenos frutos silvestres e frutos maiores como laranjas e abacates.
Seu canto é muito variado, inclusive com imitação de outras aves. Possuí diversos chamados de alerta, de agressividade e para atrair o companheiro e filhotes.
Tem hábitos variados dependendo da região. Em regiões mais quentes formam bandos de dezenas de indivíduos. Mais ao sul de sua distribuição, agrupam-se em casais e pequenos bandos com os filhos mais jovens.

A foto é de minha autoria - agora também sou metido a fotógrafo - feita em Volta Redonda - RJ. Esta espécie é mansa, permitindo boa aproximação do observador. Repare o olho amarelado, denotando indivíduo adulto. Os jovens tem o olho escuro. Não apresentam dimorfismo sexual.

0 comentários: