Pernilongo e Aedes aegypti

03:45 Postado por Geremias Pignaton

foto: muzambinho.com



               Li no site da prefeitura de Ibiraçu a informação de que o fumacê está atuando na cidade.
               Escreveram isso como um fato positivo para a administração. A prefeita, candidata ano que vem à reeleição, estaria  ajudando a população a combater o pernilongo.
               No mesmo informativo da prefeitura, preocupam-se em dizer que o pernilongo não é mosquito da dengue, que o mosquito da dengue está controlado, que os focos presentes na cidade estão dentro da tolerância da OMS - Organização Mundial de Saúde.
                Meses atrás a prefeitura alardeou que estava combatendo a dengue com campanha junto a população, distribuição de prêmios e que a campanha era um sucesso e coisa e tal. Maior propaganda, inclusive com matéria no Diário Oficial do Município, o jornalzinho de Aracruz, aquele do papagaio.
                Ora, se tem infestação de pernilongo é porque tem um grave desequilíbrio ecológico. Se o ambiente se tornou propício para o desenvolvimento do pernilongo, existem também condições para o desenvolvimento do Aedes aegypti, o mosquito da dengue.
                 Essas condições são falta de limpeza e acumulo de água parada.
                 Existem algumas diferenças entre os dois mosquitos. A principal diferença é no horário. O Aedes é ativo durante o dia, sobretudo nas horas mais frescas, manhã e entardecer. O pernilongo atua à noite. Também no formato há diferenças. O pernilongo é maior e o Aedes é menor e pintado de preto e branco.
                  Existem também semelhanças. As fêmeas alimentam-se de sangue e depositam seus ovos em águas paradas. O pernilongo deposita dentro da água, o Aedes na beirada. Os ovos do Aedes necessitam de chuva para eclodir, a água precisa se avolumar para encobrir os ovos.
                  Não se pode falar que o Aedes está controlado se existe infestação de pernilongo.
                   Fumacê pode ajudar, mas não é solução. É o paliativo do paliativo do paliativo... Se necessita de fumacê, é porque ao longo do tempo foram deixando o ambiente se degradar e propiciar o mosquito.

   

0 comentários: