Kadafi Morto

02:47 Postado por Geremias Pignaton

foto: cabuloso.com.br


                    O fim dos ditadores tem muita chance de ser trágico.
                     A história tem mostrado muitos exemplos. Os tiranos, no princípio, quase sempre amados pelo povo, no fim são odiados e alguns casos terminam em tragédia pessoal.
                      Vide Hitler, Celcescu, Millosevic e outros menos notórios no século passado. Neste século, podemos citar os famosos casos de Saddam, Mubarak doente na miserável maca presente ao tribunal e, agora, Kadafi retirado de um buraco,  tal qual Saddam, como um rato, e executado a tiros.
                       As imagens são chocantes.
                       Foram quarenta e dois anos se sustentando no poder com todos os artifícios possíveis, inclusive com violência e desrespeito aos direitos humanos. Fez aliança e brigou com Deus e o mundo.


                       Felizmente o mundo vem respirando democracia nos últimos anos. Praticamente toda a América Latina vive em liberdade. Toda a Europa, inclusive o leste europeu, saído da cortina de ferro, também está assim. Quase toda a Ásia  com exceção de países árabes e muçulmanos.
                        A África, onde está a Líbia, ainda é o continente das ditaduras, sobretudo a África Negra.

                        Enquanto isso, em Ibiraçu, o poder é mantido pelo mesmo homem há mais de vinte anos. Não podemos dizer que ele é um ditador, mas os métodos de fazer política se equiparam a tal. O poder é mantido por meios semelhantes aos ditadores. Lógico que não queremos nenhum fim trágico para ele, mas gostaríamos muito que o povo fizesse uma mudança no poder do município, como tem dado certo em todo o mundo. Não podemos mais ser comandados por um único a vida toda. Outras pessoas com novas ideias, novas propostas, novas políticas devem aparecer. Isso é o verdadeiro espírito da democracia.

                         Que os ventos democráticos do mundo possam soprar em Ibiraçu!



Ps- o Blog do Gerê tem um post, de  fevereiro passado,  intitulado Kadafi. Ontem, os acessos a essa página bombaram. Se você quer lê-lo click    http://gereblog.blogspot.com/2011/02/kadafi.html .
                 

0 comentários: