Enem

02:52 Postado por Geremias Pignaton


Foto: trollada.com


Todo ano é assim. Aparece algum problema com o ENEM. Todo ano tem um vazamento. 
Sabe-se que esse exame foi um tremendo avanço em relação ao vestibular. Pretende-se que ele, gradualmente, vá substituindo a antiga prova de seleção para se entrar na faculdade. O exame pretende , além de avaliar as escolas de ensino médio, unificar e democratizar o acesso à universidade pública. O ENEM é um avanço.
 Reconheço que organizar uma prova nacionalmente com mais de 5 milhões de participantes não é fácil. A estrutura para  isso tudo é muito complicada. Certamente, pequenas falhas sempre ocorrerão, sempre haverá algum imprevisto. Contudo, essa questão dos vazamentos é grave e precisa ser apurado detalhadamente. Pode existir gente dentro da organização trabalhando contra. 
Vejamos o caso de vazamento deste ano. Suponhamos que você é professor ou diretor de uma escola. Suponhamos que você tenha acesso ao sigilo da prova. Certamente que esse acesso é criminoso. Suponhamos que você queira beneficiar os alunos do seu colégio com  isso. Você iria passar para eles, num caderno impresso, as questões iguaizinhas, sem nem mudar a ordem das respostas? Não seria muita burrice de quem praticou o crime da  violação de um sigilo?
Certamente aí tem. Existe muito mais do que um simples vazamento. Aí tem alguém querendo desacreditar todo o processo, todo o exame. É muito mais do que um vazamento para beneficiar alguns alunos.
Tem muita gente poderosa que perde se o ENEM pegar. 

0 comentários: