Parto Difícil II - A Maternidade da Cadelinha

15:15 Postado por Geremias Pignaton

Clique na imagem para ler




No Post anterior, o início da novela da maternidade de Ibiraçu, vimos que foi recebida uma verba em 2001 e que em 2002, conforme relato de informativo da própria prefeitura, foram inaugurados o pronto-socorro e a maternidade. Neste mesmo informativo, dizia que seriam 07 médicos ( 02 ginecologista, 02 pediatras, 01 laboratorista ), 02 enfermeiras e 08 auxiliares de enfermagem.
Ninguém , entre 2002 e 2004, viu isso funcionar. Ficou o prédio de 1781 m2 fechado, abandonado, e a população na época dizia, de chacota, que apenas um parto foi realizado na tal maternidade, uma cadela vira-lata se abrigou no edifício fantasma e pariu nove filhotinhos lindos.
Em 2004, com a vitória de Jauber, nas vésperas da transferência do poder, em 22 de dezembro, eles, o casal, como bem está retratado ali na foto, inaugurou novamente a tal maternidade da cadelinha. A matéria do jornalzinho deles, aquele lá de Aracruz, noticiou bem o feito: a segunda inauguração da mesma maternidade.
Na verdade, conseguiram uns equipamentos com o governo, não sei se federal ou estadual, e puseram encaixotados dentro do prédio fantasma. Isso ensejou uma outra inauguração. Daí pra frente, caberia ao novo prefeito dar continuidade ao funcionamento da maternidade para os ibiraçuenses nascerem em seu território. Funcionamento que, apesar de duas inaugurações, nunca aconteceu.
Jauber assumiu com o propósito de fazer funcionar o pronto-socorro que foi desativado desde de que o marido da prefeita foi prefeito de 89 a 93.
Diogo Nardi - então vice-prefeito e secretário de saúde - e Doutor Marcos foram inspecionar o prédio, logo que assumiram, para instalar o pronto-socorro. Quando deram descarga num dos banheiros constataram que a água não descia. Por absurdo, não havia ligação do prédio com nenhum sistema de esgoto. Apesar de ter sido gasto, naquela época, mais de 700 mil reais na construção, tiveram que reconstruir grande parte, pois a construção era de última qualidade. Todo mundo que conhece o prédio sabe do que estou falando.
Daí pra frente, lá se instalou o que até hoje funciona: o pronto atendimento e a unidade sanitária do estado que foi transferida de onde se constroi hoje o mercado municipal devido as constantes enchentes que a atingiam.
Na administração de Jauber, o povo de Ibiraçu deu um enorme salto no índice de qualidade de vida, chegando a ser qualificada como a melhor do interior do estado, com a melhora no acesso ao atendimento médico e medicina preventiva. Isso se deu pelo funcionamento do Pronto-Socorro e atuação de duas equipes do Programa de Saúde da Família que, até então, esteve muito tempo a disposição do município sem ser implementado.

Aqui pra nós, caríssimo leitor, só eu, você e o monitor dos nossos computadores. Você acredita em quem inaugura duas vezes a mesma obra, num espaço de tempo de 2 anos, sem que nada esteja pronto, sem que nada tenha sido concluído, sem que nada esteja em condições de funcionar?

7 comentários:

  1. Tocom Vergonha disse...

    Pelo amor de Deus Naciene não se candidatanão. Ghega de mentirada pra enganar nós povo humilde. Eu fui na inauguração da maternidade e bati palmas pra voces, até chorei de emoção. Vai embora naciene pelo amor de Deus. Que vergonha a propaganda ta ai.

  2. Anônimo disse...

    Como acabei de ler Parto Difícil I e II,fico revoltado com promessas deslavadas e mais indignado ainda com o que vem acontecendo com as construçõs embargadas próximo aos rios,somente para os adversários da prefeita.Pergunto:Por que a autoridade máxima, não interditou a OBRA da Clinica odontológica ao lado e em cima do Beira Rio?

  3. Anônimo disse...

    Além de inaugurar duas ou mais vezes, ambos ainda colocam nos seus informativos obras feitas por outros... Cansei de ver...

  4. Anônimo disse...

    Que pena!!! Maternidade inaugurada duas vezes,nunca nasceu ninguém. Mas na época do Senhor Jauber era um belo pronto atendimento.
    Será que vai poder sofrer reforma essa maternidade,salvo engano também é próxima ao rio. Pelo andar da carroagem em Ibiraçu as casas do centro não vão poder ser reformadas,isto é,subir pra sair das enchentes.

  5. Anônimo disse...

    Falando em obras, se existe legalidade para construir em cima do bar beira rio, que a construção esta praticamente dentro do rio,se o predio da Unidos tem alvará de construção que tambem está dentro do rio,como demais obras no centro que estão em cima do rio perobas, nenhuma construção em ibiraçu deveria ser embargada.
    lei para um, lei para todos, a não ser que em Ibiraçu a lei e somente para os simpatisantes do M.V

  6. Anônimo disse...

    Só pra mostrar pra eses fiscais da PMI comandados não sei por quem. por que voces não foram lá no pedra branca tambem. Fizeram uma baita constrrução na beira do rio, a pmi abastece lá com notas.

  7. Anônimo disse...

    E o Sergio Ribeiro que esta fazendo o aterro do pesque e pague dele até dentro do rio.ele pode né é do lado da prefeita.