Maria É Dia

06:06 Postado por Geremias Pignaton

foto: en.wikipedia.org





Este post não é sobre um único pássaro, mas sobre um gênero. É o gênero Elaenia, com mais de uma dezena de espécies. As éspécies desse gênero são muito parecidas, de difícil identificação. Quase todas elas são chamadas de guaracavas. São todas acinzentadas, com as asas riscadas na parte superior. Esse cinza pode ser esverdeado ou amarelado dependendo da espécie. Todas as espécies do gênero apresentam um topete na cabeça, que se eriça dependendo da situação de excitação em que a ave se encontra. São aves que se alimentam de frutas e insetos. Pertencem à família dos Tyranideos, a maior família das aves, a mesma família do bem-te-vi e do suiriri.



Os ornitólogos para distinguir as espécies de guaracavas utilizam-se da gravação do canto. Apesar dos cantos serem parecidos, apresentam variações que podem bem diferenciar as espécies.



Possuem os nomes comuns de maria-é-dia (SP), maria-já-é-dia, bobo (MT,MS), caracutada (PE), cucuruta, cucurutado, guaracava (SP), guaracava-de-crista-branca (PE), maria-acorda, maria-tola (MG) e marido-é-dia.



A espécie deste post é a "Elaenia flavogaster"chamada comumente de guaracava-de-barriga-amarela, ou qualquer dos outros nomes dados às especies muito similares do gênero. É a espécie de maior porte, com cerca de 16 cm.



Não são aves de inteiror de florestas, preferindo os campos, cerrados, brejos, capoeiras e bordas de florestas.



Vivem em casais, ou pequenos bandos familiares.



Ninho bem feito em forma de tijela, com postura média de 2 ovos.



Distribuem-se por praticamente todo o Brasil.



O nome maria-é-dia vem do fato de cantar muito alto no amanhecer. O canto, geralmente é um dueto do casal. Para ouvi-lo http://www.xeno-canto.org/browse.php?query=elaenia+flavogaster

0 comentários: