A Volta do Que Não Foi

15:54 Postado por Geremias Pignaton

Chega-me a informação de Ibiraçu que o marido da prefeita vai assumir as secretarias municipais de Administração e de Obras. Dizem que a posse será amanhã pela manhã.
É difícil saber qual é a intenção dele com essa postura. Muitas são as especulações. O fato é que se esperava, pelo montante de recursos que ele gastou nas eleições, que fosse eleito deputado federal. Isso não ocorreu, ficando com a primeira suplência. Depois, no início deste ano, esperava-se que ele assumisse o cargo na Câmara Federal no lugar de algum dos 4 titulares. Também não foi o caso. Depois esperava-se que ele assumisse algo no governo do estado ou algum cargo federal. Agora essa novidade pega todos os analistas das esquinas de Ibiraçu de surpresa.
Na verdade, na verdade, sempre foi ele quem deu as cartas no seu grupo político e na administração da cidade. Isso desde 1989- excetuando-se o período da administração Jauber. Adélio Secatto, Tião Mattiuzzi durante muito tempo, e duas vezes a esposa sempre foram, a cidade toda é testemunha, prepostos dele. Sempre foi ele quem mandou, sempre foi ele o coroné, o mandachuva, o cara que dita na cidade.
Essa dele ocupar formalmente um cargo não muda nada. A não ser no psicológico e no marketing para atingir os incautos e desavisados. Única coisa prática nisso é que tem um salário no fim do mês, que não deve ser nada para ele, mas que é muito para o município.
A não ser que alguém acredita naquele velho ditado de que quem engorda a boiada é o olho do dono. Se for assim, realmente essa é a única boiada que restou . Se ela emagrecer, ele estará perdido, o poder lhe escorrerá entre os dedos. Afinal, ano passado foram 34 quatro milhões de orçamento do município, este ano isso poderá passar de 40. Dá para fazer muita política.

Eu acho que ele vem para trabalhar a reeleição dela. Parece que a reeleição não está tão fácil como se previa e ele vem para dar uns tapas na mesa.

O que ainda podemos esperar do casal de prefeitos? Eles não já deram o que tinham que dar?

5 comentários:

  1. Anônimo disse...

    Não acredito só vendo. O negocoio está feio, Eu acho que a pesquisa se rebentou pelo lado dela e estão querendo consetar, agora é tarde.

  2. Carlos Cacau Furieri disse...

    Salve, salve Ibiraçu.....você não pode eternizar o estigma de Sucupira!!!! Bom Ibirinautas, abaixo seguem algumas considerações sobre o programa de governo da atual administração municipal. Muita coisa foi prometida para o povo em 2008, porém quase tudo ficou apenas na promessa. Querem agora dizer para mim e para você que com a chegada de MV tudo vai mudar. Sinceramente, não acredito nisso. Você ainda acredita???? O que pode acontecer é apenas o continuismo das promessas. Analisem e corrijam-me caso esteja errado:
    Calocar em funcionamento a Maternidade e melhorar o atendimento do Pronto Socorro. ( Prazo estabelecido em campanha era 15/01/2009. Cadê a Maternidade??? Cadê o Hospital do Cancêr??? Essa questão virou motivo de chacota em todo o Estado do Espírito Santo. O que nos salva é o pastel as margens da BR 101 )
    Criar Parceria com o Governo do Estado ( Projeto Samu. Como está este projeto em Ibiraçu? Ele funciona a contento )
    Estabelecer prioridade absoluta para Educação do Município. ( Náo sei como está a situação atualmente, mas até pouco tempo faltavam creches para atender a demanda da cidade. E como estão as nossas escolas do ensino médio e fundamental??? Segundo os indíces que medem o desenvolvimento da educação, algumas escolas locais perdem para as dos municípios vizinhos. Na administração anterior o indíce de desenvolvimento demonstrava escolas modelos em Ibiraçu. Elas ainda existem ???? Onde estão ??? )
    Capacitar profissionais da área da Educação e investir na Rede Física. ( Quantas escola foram construídas de 2008 até agora??? Corrijam-me se eu estiver enganado, mas nehuma foi erguida. )
    Incentivar a implantação de Novas Empresas e Prestadora de Serviços. ( Quantas empresas foram sediadas no Município para que ele desfrutasse de um Novo tempo , de uma Vida Nova??? O que constatamos são reuniões dentro de reuniões para definirmos o futuro do comércio e serviços em Ibiraçu, o qual não consegue se desenvolver. Seria a alquimia política de MV que mudaria este quadro??? Não acredito nisso. Para ser sincero, nem os mais fanáticos acreditam mais!!!! )
    Valorizar o funcionalismo público. ( Já foi elaborado o Plano de carreira ( cargos e salários )???? Você funcionário público municipal, cansou de ver o César de Vavá lutar pelos seus direitos no Ibirinha. As reivindicações foram atendidas???? Não seria agora que vocês acreditariam que Harry Porter voa numa vassourinha mágica. )
    Incentivar associações de produtores rurais e moradores com área física. ( Essa associação foi criada???? Ela desenvolveu projetos para estas categorias???)
    Valorizar os produtos da terra para comercialização . ( 80 % dos feirantes na cidade são de fora, segundo nos informam os ibirinautas. Onde está a força rural de nosso município??? Quais as vantagens competitivas que apresentamos perante os nossos concorrentes???? Temos algum diferencial???? Ele foi explorado??? Pelo visto nada mudou ).

  3. Carlos Cacau Furieri disse...

    PARTE 2.....Construção de Pista de Skate e quadras de areias ( Notícias que nos chegam dão conta de que nenhuma pista foi construída. Os jovens continuam na rua brincando com os Skates.)
    Implantar hortas comunitárias ( Quantas hortas foram implantadas??? Pelo visto nenhuma, pois até o viveiro da cidade foi desativado!!!)
    Construir Pista para prática de atividades físicas. ( Não foi realizado nenhuma pista para caminhada)
    Urbanizar as margens do Rio Taquaraçu. ( Isso foi feito??? )
    Construção de Praças de alimentação ( Bem que osTrailers poderiam ter a estrutura melhorada. Isso aconteceu??? )
    Duplicar o sistema de capatação e tratamento de água e reustruturar o sistema de tratamento de esgoto .( Aí está uma questão que foi prometida e não foi trabalhada. É um vexame para o município vivenciar a falta d'agua. A estrutura dos esgotos estão precárias, ao céu aberto, todos mal cuidados!!!! Essa é uma questão que deveria ser prioritária em nosso município )
    Construir barragens com controle de vazão de água para evitar enchentes. ( Neste quesito alguma coisa foi feita sim, entretanto as melhorias poderiam ter sido maiores, pois depois de alguns temporais muito fortes o que se viu na cidade foi um temor e tremor diante das águas. Isso demonstra que poderíamos ter solucionado de vez este problema )
    Garantir o desenvolvimento da agricultura sustentável. ( O que Ibiraçu produz com maestria na agricultura???? Somos referencial de alguma coisa???? )
    Implantar projetos caminho do campo.( Se este projeto acompanhar os Caminhos da Sabedoria, ficaremos só vendo o marketing ser feito )
    Construir creches e escolas Municipais. ( Construiu????)
    Revitalizar as bacias hidrográficas e os mananciais do município. ( Esse é outro ponto que sempre discutimos no Ibirinha. Pelo visto, pouco ou quase nada foi feito para incrementar essas melhorias vitais para a sociedade )
    Construção do Rodo - shopping . (Essa promessa de campanha foi divuldada na rádio por Naciene. Cadê o Rodo Shopping??? Ele virá em um ano???? )
    Promover o rodeio na Cidade. ( O que falar sobre Rodeio, Sacri e Hospital do Cancer??? Acho que só....em festa de rodeio, não dá pra ficar parado, tem cowboy e boiadeiro, e mulher pra todo lado. Afinal, em 2012 não vai ter rodeio porque o mundo vai acabar?????). A pergunta que não quer calar: será que em um ano caso Marcus Vicente assuma as secretarias de Administração e Obras, tudo o que ficou capenga nos últimos três anos de governo vai ter solução???? Será que papai noel existe???? Acorda, Ibiraçu, nem tudo que brilha é ouro. Vida que segue. Carlos Cacau Furieri

  4. Anônimo disse...

    Parabéns Carlos Cacau Furieri. É muita vergonha para um município tao pequeno.

  5. Anônimo disse...

    O Cabeça tah chegando e quem não quer então rejeita....UHHHHH ACEITA!!!UHHHH ACEITA!!!!