Sabiá Barranco

05:14 Postado por Geremias Pignaton


O sabiá barranco é o sabiá mais comum do Brasil. Habita praticamente todos os estados, estando ausente apenas em áreas densamente florestadas. Habita bordas das florestas, capoeiras, pomares, cerradões e mesmo áreas urbanas arborizadas. Alimenta-se de minhocas, frutas e insetos. É um pouco menor que o sabiá laranjeira e o sabiá da mata, mede em torno de 23 cm. Pode ser confundida com outra espécie chamada de sabiá-poca, que é muito parecida mas tem o bico amarelo. Macho e fêmea são iguais, entretanto, apenas o macho emite o lindo canto assobiado.
Recebe diversos nomes pelo Brasil: sabiá barranqueira, capoeirão, sabiá da cabeça cinza, sabiá fogueteiro, sabiá pardo e sabiá branco. Estes dois últimos adotados em Ibiraçu e região. Seu nome científico é "Turdus leucomelas".
É residente. Um casal vive anos no mesmo local, podendo utilizar o mesmo ninho por várias primaveras. O ninho é uma tigela funda com ramos finos e secos, juntados com barro por fora. Três ou quatro ovos azuis- esverdeados. Tem de 3 a 5 ninhadas por temporada.
Ouça o lindo canto http://www.xeno-canto.org/browse.php?query=turdus+leucomelas


0 comentários: