Referendum

05:39 Postado por Geremias Pignaton

Hoje os italianos votam num grande referendo. São consultados sobre quatro leis. No referendo, depois da lei aprovada, o povo é chamado a dizer se concorda ou não com ela. No plebiscito, mais utilizado aqui no Brasil, o povo é chamado antes. A Itália faz muitos refendos.
Neste de hoje, entre as quatro leis a serem referendadas, está uma que proíbe a construção de usinas nucleares em território italiano.
Na Itália não existe usinas nucleares. Porém, ela não está imune a acidentes com essas usinas. Do lado da ex-Iuguslávia, a pouco mais de cem quilômetros de onde mora nossos parentes Pignatons, existe uma. Também existe uma vizinha para o lado da França.
O povo italiano, sem dúvida, vai dizer hoje que não quer usinas nucleares em seu território. Acidentes como o do Japão têm muita probabilidade de ocorrer na Itália. Ao longo da história, muitos terremotos abalaram nossa segunda pátria. Inclusive um dos maiores de todos os tempos. Foi em dezembro de 1908, em Messina, no sul da península, mais de 120 mil mortos atingidos por um tsunami devastador.
Perto da Terra dos Pignatons, vizinha da cidade de Udine, em 1972, um tremor matou mais de 3 mil pessoas. A torre da Igreja de Vigonovo, terra da família Pignaton, teve de ser reconstruída depois desse terremoto. Maria Rosa, uma prima italiana, teve também que reconstruir a casa que rachou ao meio, abrindo uma fenda de mais de um palmo.

0 comentários: