Corpus Christi

06:39 Postado por Geremias Pignaton

foto: grupoagapecm.blogspot.com



Nesta data a Igreja Católica celebra a Eucaristia.
Lembro-me da minha infância quando, durante o dia, enfeitávamos as ruas de Ibiraçu para a procissão à tarde, início da noite.
Vem-me à memória o querido primo e amigo José Guilherme Pagiola, o Zé Pitaé. Ele era o artista desses ornamentos. Fazia o projeto dos tapetes com mosaicos feitos de serragem, pó-de-café, folhas de murta, terras coloridas, britas e areia. Também fazia os desenho de quadros no meio dos tapetes. Zé, nesses ornamentos, mostrava todo o seu talento de artista plástico.
Nós, as crianças, participávamos empolgadíssimos. Colhiámos material e ajudávamos a espalhá-los pelo chão, sempre com a rigorosa supervisão do Zé Pitaé.
Tudo ficava muito lindo!
Com o tempo, em Ibiraçu, essa tradição foi acabando e nunca mais eu vi.
Como está hoje? Ainda resta alguma coisa?

2 comentários:

  1. Ruberval Pignaton disse...

    No primeiro ano da segunda administração de Jauber Pignaton, 2005, Corpus Christi foi comemorado em Ibiraçu com muito estilo. Inúmeras ruas do bairro Ericina foram excelentemente ornamentadas, por onde passou a procissão com centenas de fiéis, verdadeiros. Foi a última vez. A religiosidade de muitos só serve para manipular e alienar fiéis com engodos, tais, como, doação de salários, oportunismo espiritual, etc.

  2. Anônimo disse...

    Paulo Vander Cerutti Filho é da cepemar e Paulo Ademir Cerutti é o nosso, ele não entra em fria.