Boicote

06:23 Postado por Geremias Pignaton

Por falar em Itália... Depois que o Supremo manteve a decisão de Lula e negou a extradição do italiano Cesare Battisti, vieram daquele país muitas declarações de indignação e de repúdio. Inclusive declarações de autoridades italianas que, nitidamente, jogavam para o público interno e demonstravam desconhecimento completo da causa. Aliás, muito se agravou o problema pela política interna italiana, que fazia de Battisti uma disputa ideológica.
Entre essas declarações, algumas falam em boicote. Fosse antigamente, isso poderia até ser factível. Hoje, isso seria um tiro no pé da própria Itália. Se eles resolverem nos boicotar comercialmente, terão muito mais prejuízo do que nós. Nosso mercado é imenso para eles, os investimentos italianos aqui são enormes. Sem contar os mais de 30 milhões de brasileiros descendentes de italianos e com uma enorme identificação com a terra dos antepassados. Até mesmo a Comunidade Européia inteira teria sérias dificuldades em promover um boicote assim.
Teve um ministro italiano que nos chamou de república de bananas. Esse ministro precisa se atualizar. Nós já deixamos a Itália para trás no contexto econômico mundial. Somos um país muito mais importante para a economia do mundo.
Mesmo o recurso que pretendem fazer à corte internacional de Haia é descabido. Esse tipo de querela não faz parte das competências daquela corte.
Negar a extradição de Battisti, concordemos ou não, está embasado no nosso direito de nação soberana.

0 comentários: