O Verdadeiro Significado da Música ou Obrigado, Amigo Grijó!

05:45 Postado por Geremias Pignaton

Quando se escuta uma música ou mesmo se lê uma poesia, fica-se a imaginar com que intenção o compositor ou poeta a escreveu.
Durante a ditadura militar muitos escreveram letras de músicas com sentido camuflado para driblar a censura.
Há não muito tempo, soube que "Debaixo dos Caracóis dos Seus Cabelos" foi uma canção que Roberto Carlos fez para Caetano no exílio.
Chico Buarque foi campeão nisso. "Apesar de Você" foi composta para o Medici. "Você não Gosta de Mim, Mas sua Filha Gosta" ( o nome da música é "Jorge Maravilha") foi composta após ser publicada uma entrevista da filha do Geisel dizendo que gostava das músicas do Chico.
Li um post intitulado "37 anos da Revolução dos Cravos ou Obrigado, Amigo Getúlio!" no Blog do Grijó - basta clicar ai em cima no link - dizendo que "Tanto Mar", também de Chico Buarque, foi composta por ocasião daquela revolução em Portugal.

Não sabia disso e sempre adorei a música. Fiquei arrepiado ao ouvi-la hoje. Doravante, gostarei muito mais.

3 comentários:

  1. Fransergio disse...

    Muitas vezes não saber o significado real também pode ser bacana ...

  2. Guti Lanschi disse...

    Geremias, fiquei sabendo dessas histórias há muitos anos mas nunca pude comprovar a veracidade delas. Tempos atrás estava buscando a letra de "Tanto mar" e vi um video onde o Chico Buarque diz que a música foi feita em homenagem a Revolução dos cravos, em Portugal. A música foi proibida aqui. Diz também que pouco tempo depois mudou a letra decepcionado com os rumos da revolução portuguesa.
    http://letras.terra.com.br/chico-buarque/45178/.

  3. Geremias Pignaton disse...

    Guti, há muito tempo, quando estávamos na transição da ditadura para a democracia, li uma entrevista com o Chico na qual ele confirma o que escrevi. A história da filha do Geisel, ele contou em detalhes.