Alma-de-Gato

03:34 Postado por Geremias Pignaton

Foto:luis.impa.br/foto/0907_aves_vassouras/





A alma-de-gato é uma ave cuculiforme da família Cuculidae. Nome científico Piaya cayana. Também é conhecida pelos nomes populares de alma-de-caboclo, alma-perdida, atibaçu, atingaçu, atingaú, atinguaçu, atiuaçu, chincoã, crocoió, maria-caraíba, meia-pataca, oraca, pataca, pato-pataca, piá, picuã, rabilonga, rabo-de-escrivão, rabo-de-palha, tincoã, tinguaçu, titicuã, uirapagé e urraca. Em Ibiraçu e região nós a chamamos de "rabilonga". O nome alma-de-gato, o mais difundido pelo Brasil, provém do piado de chamada que parece um gato miando.



A família Cuculidea é a mesma dos anus- preto, branco e coroca -, do saci e do peixe-frito.



O destaque dessa ave é, sem dúvida, a longa cauda, razão do nome vulgar adotado na região de Ibiraçu.



O nome inglês é bastante curioso e apropriado. "Squirrel cuckoo" quer dizer cuco esquilo e traduz bem os movimentos que essa ave faz no interior das matas. Parece mesmo um esquilo arrastando sua cauda.



Como seus parentes anus, alimenta-se de insetos, sobretudo lagartas. Pode também capturar lagartixas e pererecas. Bebe os ovos de outras aves, por essa razão e afugentada de perto dos ninhos de aves agressivas como os suiriris. Pequenos frutos e sementes também fazem parte de sua dieta.



Mede em torno de 50 cm, incluindo a cauda longa, tem o corpo ferrugíneo com ventre cinza, bico amarelado e olhos vermelhos.



Vive em todo o Brasil e grande parte da América Latina. Habita capoeiras, cerrados, matas de galeria e matas densas. Mesmo com o desajeito da cauda, locomove-se rápida e sorrateiramente entre as ramagens. Pode ser encontrada em áreas arborizadas das cidades.



Põe seis ovos em um ninho em forma de panela, construído com gravetos mal arrumados. Nidifica durante a primavera.



0 comentários: