Degradação

03:24 Postado por Geremias Pignaton

As escolas brasileiras estão degradadas. Na visão da sociedade, o profesor é sem moral, joão-niguém, pé-rapado, incompetente, profissional sem reconhecimento. Ou mudamos isso, a começar pela valorização salarial do profissional de educação, ou veremos a elite se educando cada vez melhor e o grosso da sociedade ficando para trás e se degradando.
No Espírito Santo, Vila Velha, Ponta da Fruta, na sala de aula de uma escola, foi gravado um vídeo pelo celular de uma aluna e denunciado pelo pai. Quase pornografia explícita, faltou pouco. Retrato de uma educação degradada. Isso ocorre por todo o Brasil. Isso e coisas muito piores, drogas e, sobretudo, violência entre alunos e de alunos para com professores.


Tenho um amigo professor aqui na periferia de Brasília que me relata horrores.


A sala de aula tem que ser um lugar de respeito, limpo, livre da negatividade externa. Não deve ser um ambiente isolado, alienado, mas não pode permitir a entrada das coisas ruins. Deve apontá-las, sem permitir que entrem.


A educação é o único caminho para o desenvolvimento.


2 comentários:

  1. Carlos Cacau Furieri disse...

    Gere, eu vi isso e fiquei pasmo. Impressionante as imagens. Além da escola, os pais precisam se conscientizar de que a educação continua nos lares. Sem contar que hoje em dia é cafonérrimo falar em Deus e seus princípios. Dá no que deu em Vila Velha. Não há receita de bolo para criar filhos, todavia nós pais temos que nos esforçar o máximo pela educação de nossos filhos dentro e fora de casa. Mas A Palavra diz que se ensinarmos O caminho a ser trilhado, a criança jmais se esquecerá Dele, de Jesus Cristo de Nazeré, o nosso Único e Suficiente Salvador. Vida que segue. Carlos Cacau Furieri

  2. Samuel disse...

    Cacau, me permita discordar de você quando fala que a educação continua no lar. Pelo contrário. Ela deve começar no lar. Acredito eu que um dos fatores que levaram a educação ao ponto que está é entregar a criança para ser formada na escola. O caráter de uma criança forma-se desde que se encontra na barriga da mãe até seus 6 ou 7 anos. A partir daí é lapidar, é aparar as arestas. Mas quando se coloca uma criança numa creche, com dois anos, ou até menos, ela vai ser formada sem o esmêro da mãe, do pai e da família. E não se pode cobrar de uma 'tia' da creche que a eduque como a própria mãe. Ela tem que cuidar de 30, 40 crianças. Não tem como ser como a mãe, mesmo sendo uma. Não quero desmerecer as 'tias', muito pelo contrário. Tenho uma profunda admiração por professores de um modo geral, mas não vejo como ela dar contar total de crianças que dependem de tudo. Os pais mandam as crianças para as creches por n motivos, inclusive questionáveis. É um assunto polêmico, mas essa é parte de minha opinião.