Coleiro

05:30 Postado por Geremias Pignaton

Foto: audioaves.blogspot.com



O coleiro também conhecido como papa-capim, papa-arroz, coleirinha, coleirinho e tui-tui é um pássaro da família Emberezidae, cujo nome científico é Sporophila caerulescens. É a espécie mais popular do gênero Sporophila. A palavra sporophila vem do grego ( sporo=semente e philo= afinidade ), que tem gosto por sementes.

O gênero Sporophila é formado por várias espécies. Podemos destacar, o pixoxó - conhecido em Ibiraçu como catatau -, cigarrinha, baiano - conhecido em Ibiraçu como coleirinho macaquinho -, curió, bicudo, bigodinho, caboclinho, patativa, coleirinho do sertão.

O coleiro tem a parte superior negra e o ventre branco -amarelado, a cabeça é negra com uma coleira branca. Tem dois bigodinhos brancos no bico. A fêmea, como os machos jovens, é parda.

Faz seu ninho em forma de tijelinha, com gramínias, em arbustos fechados ou mesmo no meio do capinzal. Postura, geralmente, de 2 ovos brancos manchados de marron. A fêmea cuida de tudo, incubação e cuidado com a prole. Cabe ao macho a doce tarefa de cantar para afugentar os machos da mesma espécie.

É comum formar bandos de mais de 10 indivíduos, podendo chegar a centenas. Esses bandos podem ser compostos de indivíduos de espécies diferentes do mesmo gênero e de até de gêneros diferentes como os tizius.

Como visto, alimenta-se de grãos, quase que exclusivamente.

Vive em todo o Brasil, menos na região florestada da Amazônia e partes do Nordeste. Tem sua existência ameaçada pela beleza de seu canto. Os gaioleiros o pegam para vender. Há relatos de coleirinhos cantadores sendo vendidos por pequenas fortunas. Por outro lado, é beneficiado pela plantação de pastagens de gramíneas africanas, sobretudo a braquiária. Na região sul do Brasil ele é migratório. Quando o frio aperta, ele se muda para lugares mais quentes.

Para ouvir seu maravilhoso canto: http://www.xeno-canto.org/browse.php?query=sporophila+caerulescens . O canto tem variações regionais, conhecidas entre os gaioleiros como dialetos.

0 comentários: