Pallino D'oro

16:53 Postado por Geremias Pignaton

Na semana que antecedeu o carnaval, estava em Ibiraçu. Por lá, o papo que corria solto nas ruas era o campo de bocha que a prefeitura, em convênio com o Governo do Estado, vai construir na localidade de Pedro Palácios. Conforme contam, o governo estadual destinou 135 mil reais para essa obra. Os moradores, abismados com a estrondosa quantia, fazem piadas com a situação. Um cidadão que eu ouvi disse que as bolas serão de ouro e o bolim de diamante.
Não tenho o que comentar. Qualquer pessoa que tenha o mínimo de cabeça sabe que essa quantia é um absurdo.

Não tenho nada contra a construção de canchas de bocha. Ao contrário, penso que é muito bom incentivar a prática desse esporte. Junto com o jogo de baralho chamado três sete, é uma tradição italiana que sobrevive ao tempo na nossa cidade, carente de preservação da tradição e da cultura. Com 135 mil e a parceria das comunidades, poderíamos construir várias canchas de bocha e promover vários torneios, incentivando a prática desse tradicional esporte.

Acho que o governador Casagrande e seu governo devem fiscalizar de perto a execução dessa obra.

4 comentários:

  1. Ruberval Pignaton disse...

    O projeto da construção de um campo de bocha em Pedro Palácios que está sendo celebrado entre o governo do Estado e a PMI, teve inicio através do monge na administração passada, porém, desconheço o por quê da sua não prosperidade ainda naquela oportunidade.
    Contudo, posso afirmar que se o projeto não sofrer desvios de finalidade e outras motivações dos construtores, tratar-se-á de uma grande arena esportiva apara Ibiraçu, que passará a recepcionar torneios em nível nacional. Quando o projeto começou a ser discutido, falava-se em arquibancadas, restaurante e lanchonete, banheiros e outras estruturas e assim esperamos que ele se concretize.
    Acredito que a construção desse projeto será de fundamental importância para o nosso município. Temos nossas origens diretamente ligada a pátria-mãe dessa modalidade de esporte, laços, cultura e tradições que infelizmente estão se perdendo, contando hoje praticamente com o esforço e luta de apenas uma autoridade municipal, que é o vereador Elias Recla.
    Vamos torcer pelo sucesso do projeto, ainda que inicialmente o seu custo possa ser considerado alto, mas relevante se for devidamente proveitoso para os praticantes desse esporte, porque também este, é saúde, ainda que hoje para pessoas já quase de terceira idade, mas que com a construção da arena possa vir também ser abraçado pelos nossos jovens.

  2. Geremias Pignaton disse...

    Ruberval, tive oportunidade de discutir isso com você pessoalmente. Independente de quem seja o projeto, se assim for, é um projeto megalomaníaco. O incentivo à prática deste esporte tradicional deveria ser feito nas comunidades, nos locais onde ele ainda não morreu. Poderia-se construir várias pequenas canchas desta modalidades nos bairros e povoados rurais e incentivar torneios.///Construir um estádio desse nível, certamente, será um elefante branco e quase não trará nada de benefício para nossa cultura e tradição. ///Vaval, seu comentário é sempre bem-vindo, mesmo que não seja da mesma opinião minha. Quanto a Elias Recla, eu também louvo a sua luta por manter viva a tradição do imigrante italiano no nosso município.

  3. Ruberval Pignaton disse...

    Geremias, a questão do campo de bocha, conforme debatemos pessoalmente, são mais portas que se abrirão para o divertimento e o lazer público de uma forma geral para o povo de Ibiraçu, pois, hoje, quem quiser jogar uma partida de bola de pau aqui, terá que gastar dinheiro, ou seja, apostar, o que na realidade é um ato infracional, por tratar-se de uma contravenção, apesar de já ser uma prática esportiva efetivamente consuetudinário.
    Além disso, o projeto inicial do campo de bocha constava de mais de uma pista apara o jogo , e, consequentemente, amais partidas simultâneas, por tratar-se de disputas demoradas e por isso tediosas.
    Quanto a Elias Recla, uma coisa posso afirmar-lhe, ele tem coragem, além de objetivo. Depois que ele teve quase 1000 votos só em Ibiraçu para deputado estadual praticamente fazendo campanha sozinho, já mostrou potencial e confiança popular. Obrigado por mais este canal de comunicação interativa que você ofereceu para Ibiraçu.

    Agora, 16:28, a noite se antecipou por aqui, promentendo muita chuva.

  4. Carlos Cacau Furieri disse...

    Vocês só podem estar de brincadeira. Arena de Bola de Pau??? Desculpem-me, mas isso só ser sacanagem com a nossa cara. Gere, faço de suas palavras as minhas. Quanto a Elias Recla, ele continua sendo um ícone na manutenção das tradições italianas em Ibiraçu. Vida que segue. Carlos Cacau Furieri