Sopa de Letrinhas

01:05 Postado por Geremias Pignaton

PTC, PR, PP, PMDB, PMN, PT, PPS, PTB, PSL, DEM, PRB, PSB, PRTB, PTdoB, PDT, PSDB e PSC . Ufa! Esses são os partidos que têm deputados na Câmara Distrital, uma espécie de assembleia legislativa aqui do Distrito Federal. São 24 deputados de 17 partidos diferentes.
Isso é um sintoma de que urge uma reforma política e eleitoral no país. A essência da democracia é a força e a organização dos partidos. Não temos partidos no Brasil.
No caso do DF, o pobre governador tem que negociar politicamente com cada deputado quase que separadamente.
Não vamos mais longe. Na Câmara dos Deputados, o maior partido, o PT, tem 88 senadores, 1/6 do total. No Senado, o PMDB tem 20, menos de 1/4.
A democracia precisa de partidos fortes. Sem isso, ficaremos cambaleando, sem instituições fortes e sem segurança no sistema político.
No nosso querido Espírito Santo, a assembleia tem 30 deputados e 11 partidos diferentes, sendo que as maiores bancadas são do PMDB e DEM com 5 deputados cada, 1/6 do total.

1 comentários:

  1. Fransergio disse...

    Acho que não se pode proibir a criação de nenhum partido, mas acho que se deve acabar com as coligações para eleições legislativas. Ou seja, quem vota em um partido não pode eleger candidato de outro, mesmo que dentro de uma coligação. Acho que esse é o primeiro passo. Impedir a criação de partidos, eu sou contra, mas sou a favor de criar mecanismos legais para que eles não se tornem partidos de aluguel.