O Mínimo

01:39 Postado por Geremias Pignaton

Esta semana vai ser de discussão do valor do salário mínimo no Congresso Nacional. Todo ano é essa lengalenga. Oposição e alguns membros da base do governo querem o mínimo mais alto. O governo quer um mínimo compatível com a econômia nacional, conforme ele próprio.
O salário mínimo, hoje em dia, serve para regular as aposentadorias e o salário de muitos prefeituras e governos estaduais Brasil afora. Dizem os entendidos que 10 reais a mais no mínimo resulta numa despesa adicional de 18 bilhões no orçamento federal, fora prefeituras e governos estaduais.
Diante desses números, fica o embate entre oposição, que afirma que pode ser maior, e governo, que diz que é o máximo que o Brasil aguenta.
Dilma tem razão, não se pode todo ano ficar essa lengalenga absurda. Devemos ter uma regra duradoura para isso. No mínimo uma regra para o período de quatros anos, a duração de um governo.
O mínimo está longe de cumprir o que está escrito na constituição. Não atende, nem de longe, a necessidade de uma família. Culpa do constituinte que escreveu algo irreal, só possível na ficção ou num futuro muito distante.


Tempos atrás, coisa de uns 8 anos, discutia-se por um mínimo de 100 dólares.

0 comentários: