Falta D'água

00:50 Postado por Geremias Pignaton

Em 1986 tivemos a primeira crise no abastecimento de água em Ibiraçu. Lembro-me muito bem. Foi nos meses de julho a outubro daquele ano. Eu era vereador da cidade e o Jauber era o prefeito. Para a época, foi uma seca terrível, três meses sem chuva, com um calor sufocante. Ibiraçu só contava com uma captação de água, aquela que fica no Córrego Sapateiro, cerca de um quilômetro para cima da Cascata.
Lá se vão 25 anos. De lá para cá, as crises se sucedem cada vez com mais frequência. Culpa da mudança do clima na Terra e culpa do descaso com o meio ambiente na região por mais de um século. Desmatamento é o mais grave, auxiliado por dragagem de várzea, poluição dos rios, lixo jogado a céu aberto e outros de menor importância.
Durante todo esse tempo, muito pouco foi feito de investimento para amenizar o problema. Lembro-me que, logo após aquela primeira crise, a administração do Jauber fez uma nova captação, no Rio Taquarassu, perto da propriedade da família Battisti, do lado da estrada que leva a localidade de Taquarassu. Esse foi quase que o único investimento feito, desde então, para atender a população com o abastecimento de água. Mais, de significativo, só vi, na administração passada do Jauber, ser melhorado o sistema de filtragem da estação de tratamento.
Ibiraçu tem no abastecimento de água seu principal gargalo. Se continuar assim, nem para bairro de Aracruz nós serviremos. Quem vai querer morar num local onde falta água constantemente?
Senhora prefeita, solução para esse problema não vem com discurso, nem com propaganda no jornalzinho de Aracruz. A senhora e seu marido mandam na cidade há décadas, deveriam ter dado um jeito nisso. Isso só se faz com investimento. Ibiraçu não pode trabalhar a vida toda para ajudar na carreira do marido da senhora.
Dai água a quem tem sede. Ibiraçu tem sede.

1 comentários:

  1. Anônimo disse...

    Além de ser garota propaganda do jornal F.do Litoral(pago com o nosso dinheiro)ela veio para promover o marido,Mas tá difícil!Tem feito almoço,tem almoçado no navio,distribuido Informativo,enfim um vergonhoso puxa saquismo sem sucesso!