Egito - Mubarak, O Fim

15:42 Postado por Geremias Pignaton

Existem coisas que se arrastam, se arrastam, se arrastam, mas todo mundo sabe onde vai chegar.
Mubarak, na tentativa de amenizar a crise irreversível por que passa sua ditadura, diz que abandonará o poder em setembro.
Acho que não chega até lá. Acho que não chega até o fim deste curto fevereiro.
A melhor coisa que tinha a fazer seria cair fora, enquanto tá pacífico.
O problema é que não sabemos, nem eu, nem nenhum entendido mundo afora, o que surgirá desse alvoroço faraônico.
Não acredito que brote alguma coisa muito radical.
Estamos todos muito preocupados. O Egito é um país estratégico. Por ele, pelo Canal de Suez, circula grande parte do comércio planetário. Além disso, a relação amistosa com Israel vem sustentando a instável paz na região, se podemos chamar de paz a vida dos palestinos.
Estamos todos, no mesmo barco globalizado, vendo um pedacinho dele pegando fogo e torcendo para que o incêndio não ganhe maiores proporções. Pior é que não podemos fazer nada, só torcer.

1 comentários:

  1. Guti Lanschi disse...

    Parece que todo mundo, de repente, tomou conhecimento que o Egito é uma ditadura. Obama, o falso brilhante, disse aos egípcios que “ouvimos suas vozes”! Quando? Após trinta anos? Agora, todos querem uma transição pacífica, com medo de que aconteça no Egito o que aconteceu no Irã, quando um ditador “do bem” foi substituído por um regime islâmico. Não acredito em mudanças radicais. A influência dos americanos e judeus é muito forte no Egito, graças a ajuda milionária que os EUA dão àquele país em recompensa por sua colaboração no processo de tomada de terras na Palestina, com a complacência da ONU. /// Seria Israel uma espécie de MST do Oriente Médio? Na terra santa a hipocrisia campeia!