Dá Para Fazer

00:11 Postado por Geremias Pignaton

Tempos atrás, defendi, no site ibirinha.com, uma redução gradativa de gastos com pessoal no município de Ibiraçu. A Lei de Responsabilidade Fiscal fixa esses gastos em, no máximo, 60% da arrecadação do município - 54% para executivo e 6% para legislativo. No meu entender, deveríamos baixar mais isso. Só assim poderíamos ter uma política de investimentos próprios. Do jeito que estamos, só investimos o que conseguimos de repasse dos governos estaduais e federais.
A coluna Victor Hugo da Gazeta de hoje mostra, com o exemplo de Venda Nova do Imigrante, que isso é perfeitamente possível. Lá, os vereadores aprovaram uma nova lei orgânica onde reduzem esses limites. A lei orgânica fixa os gastos com pessoal em, no máximo, 45%- 41% para executivo e 4% para legislativo. Também fixa em 3% da população o número máximo de servidores municipais.
Esse número de 3% ainda é o triplo do que existe em países desenvolvidos. Especialistas em administração pública dizem que o ideal é 1 servidor para cada 100 habitantes.
Espero que o homem que manda em Ibiraçu pense nisso e comece a conversar com os servidores e a sociedade para viabilizar um plano de redução nessa área.


Link para a coluna Victor Hugo http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2010/12/724761-victor+hugo.html

0 comentários: