Uma Pedra Sobre Pau Gigante /// Por Ruberval Pignaton

09:12 Postado por Geremias Pignaton



Em companhia de moradores e familiares da comunidade de Valada Maffei, no último dia 14 de novembro nos dirigimos ao outro lado da montanha da reserva biológica de Aricanga, nos fundos da localidade de Santa Maria de Angola, no território de Ibiraçu , para visitarmos e registramos pessoalmente mais esse monumento natural de Ibiraçu, sinônimo de equilíbrio, fé, robustez e esperança do povo ibiraçuense.

O fenômeno, que melhor se expressa como um protesto da natureza, que atendendo a um pedido superior se dirigiu ao toco de uma árvore de Ipê de quase quatro metros de altura, mais de mil anos de existência e com quase oito metros de circunferência, - cortado pelos nativos da região há mais de meio século, mas até hoje no interior de uma mata praticamente virgem -, e colocou a pedra, cujo seu peso se aproxima de quatro toneladas, como quem disse:

CHEGA! BASTA!

SUSPENDAM A DEVASTAÇÃO DAS NOSSAS FLORESTAS.

O toco aonde está a pedra, remanescente da mata atlântica, era uma árvore do Ipê muito grande, e, quando florescia, deveria ser vista a mais de dez quilômetros de distância naquele alto do morro do Aricanga, ao Leste.

Descoberto em 1971 pelo agricultor Valdir Cera, e, mesmo já tendo sido fotografado, o fenômeno continua despercebido e precisará antes de começar a ser visitado de preservação, porque a pedras está relativamente vulnerável sobre o toco e qualquer atrito poderá destruir aquela obra e patrimônio natural de Ibiraçu. As pessoas tendem a subir no monumento, através dos cipós da floresta. O próprio toco está comprometido no seu miolo e precisará ser reparado com urgência para poder ser mantida viva a história desse milagre, mesmo estando ele morto.

O mais provável que ocorrera, segundo opiniões dos poucos que já estiveram no local e a minha, inclusive de dificílimo acesso, foi a ocorrência de uma grande avalanche na montanha acima do local, que partiu algumas pedras e o pedaço de pedra sobre o toco, seria estilhaços da avalanche, o que parece ser o mais provável. Em 1975 um trator fez a estrada de acesso ao alto do Aricanga, a qual, dista mais de trezentos metros da "Pedra Sobre Pau Gigante", o que impossibilitaria a rolagem de pedras que fosse parar sobre o toco.

De qualquer forma, uma coisa é certa. O ser humano não interferiu em nenhum momento para a construção daquele patrimônio de ibiraçu. A pedra parece ter sido colocada por uma mão. Mas só se fosse a de Deus.

2 comentários:

  1. Geremias Pignaton disse...

    Ruberval, a mão de Deus, para os crentes, as pessoas que têm fé, age em todos os fenômenos. Assim, agiu nesse também. ///Só vejo um explicação para a pedra sobre o toco. Houve ali um deslizamento de terra que trouxe junto a pedra. A terra do deslizamento soterrou o toco. Depois, com o tempo, continuou correndo e a pedra ficou apoiada no toco. Uma das evidências disso é a altura em que foi feito o corte no toco. Ele deve ter sido feito a pouco mais de um metro do chão, mas como a terra foi tirada de volta, o toco ficou mais alto.///Essa árvore de ipê pode ter sido cortada há mais de um século e o deslizamento também pode ter ocorrido há muito tempo. ///A existência da pedra lá em cima é testemunhada há quase 40 anos. ///Fora a mão de Deus que se manifesta em qualquer fenômeno natural, não acredito em nada sobrenatural no fenômeno da pedra sobre o toco.

  2. Guti Lanschi disse...

    Ruberval, o fato por si já é curioso. Não creio na mão de Deus colocando a pedra mas alguma razão deve existir. . Como atração turística pode ser interessante. Se falar que foi a mão de Deus então! O povo adora essas coisas.