Neoliberalismo

01:32 Postado por Geremias Pignaton

Nos últimos 20 anos, o neoliberalismo tomou conta da economia do mundo. Cresceu e ganhou força com a ruína da URSS. Na guerra entre o estado e o mercado, ganhou o mercado e o estado ficou como o patinho feio. Ele deveria ser o mínimo, o menor possível, apenas um órgão regulador, que interferiria em caso de abuso dos agentes mercadológicos.
Agora, no refluxo histórico das modas, das doutrinas, dos hábitos, vemos que a coisa não funcionou como os teóricos previam.
Quando tudo corre bem para o mercado, a teoria dá certo. Ocorre que o mercado é uma briga de foice no escuro, nele existe todos os golpes, o estado regulador não consegue, por mais organizado que seja, controlá-lo.
Aí, havendo problema, a quem o mercado pede socorro? Ao estado que ele enfraqueceu. Este, débil, tem que socorrer o mercado e fazer enormes esforços para que tudo não caia por terra.
O desafio dos países, no contexto econômico atual, é encontrar um ponto de equilíbrio para estes dois seres poderosos: mercado e estado. Quem encontrar primeiro leva vantagem.

1 comentários:

  1. Guti Lanschi disse...

    o neoliberalismo e a globalização são conceitos modernos para abrir o espaço de outros mercados para que seja mantida a supremacia americana no mundo. Em qualquer lugar do mundo falar em nacionalismo virou heresia. /// “Globalização é um termo que não uso. Não é um conceito sério. Esse é um termo que nós, os americanos, inventamos para dissimular nossa política de avanço econômico em outros países e para tornar respeitáveis movimentos especulativos de capital”.John K. Galbraith