Frutos do Mar

05:38 Postado por Geremias Pignaton

Li, meses atrás, um livro histórico escrito pelo explorador Saint-Hilaire, "Segunda Viagem ao Interior do Brasil, Espírito Santo". O livro resultou de uma viagem de exploração feita em 1818. O explorador francês saiu do litoral do norte do Rio, subiu pelo sul do Espírito Santo, passou por Vitória, foi até ao Rio Doce, subiu pelo rio até ao nascente povoado de Linhares e voltou ao Rio de navio.
Durante sua estada em Vitória ele entrou na mata e foi até ao pequeno povoado de Viana. Seguiu por uma estrada que, segundo seu relato, foi aberta por mineiros que desejavam trazer carne de Minas para vender em Vitória. A picada na mata para passar com tropa de mulas estava se fechando por falta de uso. A empreitada dos mineiros não deu certo. Os habitantes de Vitória não compravam carne. O preço era elevado e eles comiam moluscos, crustáceos e peixes, que abundavam no estuário do Santa Maria.
Nossa moqueca vem desse tempo.
O livro de Saint-Hilaire deveria ser reeditado e adotado nas escolas do Espírito Santo. Leitura obrigatória para todo capixaba.

1 comentários:

  1. Fransergio Moqueca Feliz disse...

    Por falar em comida, em São Francisco (EUA) proibiram os restaurantes (mc donald's será o mais atingido) de usar brinquedos de brinde para atrair crianças a comprar sanduiche. Só poderá usar brinde se a comide for de baixa caloria e com pouca percentagem de gordura... e nós continuamos no vale tudo. Vamos comer moqueca que é muito mais saudável e saboroso.

    http://wiselaw.blogspot.com/2010/11/mcdonalds-hapy-meal-banned-in-san.html