José Guilherme Pagiola/// Por Pic Nick

06:56 Postado por Geremias Pignaton

Homenagem: José Guilherme Pagiola! Escrita por Pic Nick, leitor comentarista deste blog.

Zé Guilherme! Grande pessoa! Sua contribuição para o crescimento artístico e cultura para a cidade, é reconhecido em cada ponto da cidade, e em cada época de nossa história mais recente!

Claro que como toda personalidade impar, era muito contestado. Uns diziam que Zé tinha dupla personalidade! Eu digo: Zé não tinha duas personalidades; eram múltiplas, como veremos a seguir!

Zé me lembrava muito o nobre e iluminado Cazuza! De anti-mão podemos ver coisa em comum nos dois:

1) São Artistas estrelados;
2) Tinham amor a vida;
3) Viviam intensamente;
4) E são imortais.

Zé era um misto de tudo isso, que tentava organizar todas essa personalidades em uma só! Muito intenso, querido, amado ou odiado, doa a quem dor! Isso o fez, e o fará, ser lembra eternamente como são os Grandes Ídolos! É claro; não deveria ser fácil para uma só pessoa conseguir organizar as várias personalidades em um só homem!

Seu lado artista me faz lembrar da música:

Te pego na escola e encho a tua bola com todo o meu amor
Te levo pra festa e testo o teu sexo com ar de professor
Faço promessas malucas tão curtas quanto um sonho bom
Se eu te escondo a verdade, baby, é pra te proteger da solidão
Faz parte do meu show
Faz parte do meu show, meu amor

Seu modo de viver intensamente e gostar muito de sua vida, me faz lembrar:

Amor da minha vida
Daqui até a eternidade
Nossos destinos
Foram traçados na maternidade
Paixão cruel desenfreada
Te trago mil rosas roubadas
Pra desculpar minhas mentiras
Minhas mancadas

Exagerado
Jogado aos teus pés
Eu sou mesmo exagerado
Adoro um amor inventado

Sua raiva era externada na:

A tua piscina tá cheia de ratos
Tuas idéias não correspondem aos fatos
O tempo não pára
Eu vejo o futuro repetir o passado
Eu vejo um museu de grandes novidades
O tempo não pára
Não pára, não, não pára


E seu lado amigo, irmão, me faz lembrar:

Pra que mentir
Fingir que perdoou
Tentar ficar amigos sem rancor
A emoção acabou
Que coincidência é o amor
A nossa música nunca mais tocou...
Pra que usar de tanta educação
Pra destilar terceiras intenções
Desperdiçando o meu mel
Devagarzinho, flor em flor
Entre os meus inimigos, beija-flor


UFA! É muito mais difícil falar de um imortal do se possa imaginar!

Zé era isso tudo! Estrela!

Claro que, como todo artista famoso, existiam inúmeras histórias curiosas e engradas!

Reza a lenda que uma vez parado em uma blitz da PRF, foi obrigado a andar em linha reta, na faixa branca! Como não conseguia, os agentes queriam o levar detido! Zé, daquele jeito autêntico de sempre disse ao inspetor: sabe com quem o senhor está falando? SOU PEDAGOGO! Não se satisfazendo com todas as explicações, o inspetor ainda queria o levar, foi então que informou ter um primo que Tb era da PRF! Ligando para esse primo, as 3 horas da manhã, o inspetor fala: “senhor, tem um rapaz PEDAGOGO e de salto alto aqui enfrente ao SFALSIM dizendo ser seu primo! O que faço com eles?” E o primo disse, revoltado com a ligação que o tirou o sono as 3 h da manhã:”LIBERA ESSA PORR..................ELE SÓ VAI DOBRAR A ESQUINA E DORMIR! O pior que Zé realmente dobrou a esquina, mas parou no gripa, pois ainda tinha fôlego para falar de política (NÃO SABEMOS SE A HISTÓRIA É VERIDICA, MAS SEUS CONTOS HÁ ANOS ESTÃO SOB AUTORIA POPULAR)!

Em suma Zé é uma estrela que brilha no céu, eternizado, imortalizado em uma nobre biblioteca, e como dizia um professor de literatura: para os nobres, podem-se passar 3 mil anos luz que ainda serão lembrados.

Se alguém tem algo, ou fatos interessantes para compartilhar, de Zé, deixem seu recado!

2 comentários:

  1. Geremias Pignaton disse...

    Como já disse, sou suspeito de falar de Zé Pitaé. Muita saudade dos tempos e das aventuras que vivemos juntos.///Zé, sem pieguice, é o tipo de pessoa que é imortal em meu coração.

  2. Carlos Cacau Furieri disse...

    Salve, salve Ibiridir...você é lendária!!! Esse conto do Pedagogo é veridico. Pic Nick, você distorceu alguns fatos, mas no geral descreveu o ocorrido. Isso aconteceu com meu falecido e saudoso pai, Alayr Furieri. Mas as palavras que ele disse vc também distorceu um pouco. Papai sempre gostou de seus primos! Zé Pitaé não estava sozinho. Estava com outro primo nosso. Volta e meia lembramos deste fato em nossa casa. Zé nos deixou muita saudade. Amávamos ele. Mamãe era uma prima-amiga-confidente. Realmente essa história quando contada entre nós deixa-nos risonhos ao extremo. Zé, em nossa memória, realmente é imortal. Abraços. Carlos Cacau Furieri