Geraldo Vandré

04:10 Postado por Geremias Pignaton

Ontem, vi um entrevista do Geraldo Vandré no Canal GloboNews.
Geraldo Vandré - se é que tem alguém que não sabe -foi um compositor popular do final dos anos 60, anos de chumbo, que compôs o hino da resistência contra a ditadura, a música Caminhando ( Para não Dizer que não Falei de Flores).
Virou um ícone da resistência à ditadura.
Foi exilado e, depois que voltou ao Brasil, se escondeu completamente, aparecendo agora como servidor público aposentado.
Na época, dizia-se que Vandré fora torturado e que, em consequência das agressões que sofreu, ficou meio lelé.
Vendo a entrevista, fiquei desconfiado de que isso é verdade.
Se tivesse que achar uma palavra, pelo pouco que vi na entrevista, para definir o cara, diria "medo".
Ele realmente parece que é atormentado por um medo de quem foi violentado. Parece uma menina que foi estuprada e que tenta esconder dos outros a violência sofrida.
Acho que isso ainda vai ser melhor explicado.


Lembro-me no ano de 1977, na frente do Rosalem's Bar, numa das mesinhas que ficava na calçada, centro de Ibiraçu, eu e Carlos Barbeiro, com seu violão muito competente, estávamos cantando Caminhando do Vandré. "Vem vamos embora que esperar..." Era umas 9h da noite. Veio o "vasquinho" com dois policiais que ordenaram que parássemos. Carlos estava meio chapado e quis criar encrenca. Eu negociei. Acabamos a canção e paramos, prometendo não mais executá-la. Depois que os caras saíram, retomamos a canção com um pouco mais de altura.

1 comentários:

  1. Carlos Cacau Furieri disse...

    Coincidência! Acabei de postar no Ibirinha o link da entrevista que vi no site do Caio Fábio. A impressão do medo do cara é latente!!! Vida que segue. Carlos Cacau Furieri