Demétrio Ribeiro

08:39 Postado por Geremias Pignaton

Foto retirada do site http://demetrioribeiro.blogspot.com/

Recebi de Hellen, filha de Lino Baroni, o livro "História Fragmentada da Imigração Italiana - Núcleo Colonial Demétrio Ribeiro" dos autores Apolônio Cometti e Lino Baroni. Acabei de lê-lo ontem e acho que o esforço dos dois autores foi recompensado. O livro passa a ser uma referência para quem quiser conhecer um pouco da história daquela comunidade do Município de João Neiva. Sobretudo pela farto material fotográfico e documental contido na obra. Conheço, desde criança, o empenho de Lino Baroni em preservar a memória dos tempos passados. Por meio do livro, fiquei sabendo que foi meu amigo, saudoso Emílio Lombardi, que construiu a torre da igreja de Demétrio. Fiquei sabendo também que a comunidade atual de Demétrio Ribeiro se empenha em preservar a memória e cultura herdada dos imigrantes italianos. Parabéns aos autores pela iniciativa da obra, parabéns à comunidade que também participou e obrigado a Hellen por tê-la me enviado.


Quando morava em Ibiraçu, tinha uma forte ligação com Demétrio Ribeiro, ia sempre visitar o Seu Beppe Pissinatti, irmão de Angelim, que morreu, ano passado, com cem anos. Beppe também era Pignaton por parte de mãe e sempre, junto com toda família, me recebia com muita alegria. Gente muito boa. Quem com eles encontrar, transmita meu abraço.

3 comentários:

  1. Geremias Pignaton disse...

    Eu e dois amigos que também lêem o blog, discutimos um tempão se "memória dos tempos passados" é pleonasmo. Ficamos divididos e em dúvida. Depois de toda essa discussão, decidi mantê-la no texto.

  2. Fransergio disse...

    Acho que não é pleonasmo. Claro que quando se fala de memória de acontecimentos, estes sempre serão no passado. No entanto, memória não necessariamente é de acontecimentos, pode ser de coisas, pessoas, números, ruas ... que não necessáriamente remetem ao passado.

    Isso é só bico, como eu não vejo lógica em boa parte das "regras" da nossa amada lingua, posso estar completamente errado... pelo menos em relação ao oficial... he he

  3. Fransergio disse...

    Se bem que no sentido de lembraça... humm... sei lá!? Isso importa?!