Defesa da Democracia

14:16 Postado por Geremias Pignaton

Precisamos ficar muito atentos quando se diz que a democracia está sendo atacada ou quando alguém diz que está defendendo a Democracia.
Por exemplo, se os americanos falam isso, já se sabe, vem guerra por aí.
Em outros lugares, como na América Latina dos anos 60 e 70, todas as ditaduras implantadas vieram inicialmente como defensoras da democracia.
No Brasil não foi diferente, em 1964, disseram-se defensores da democracia e implantaram uma ditadura de mais de 20 anos, com passagens perversas.
Agora, volta e meia, aparece algum jornalista, algum político, algum famoso artista falando que o governo Lula é um perigo para a democracia e que ele está tentando implantar uma ditadura etc. e tal. Cuidado com esse discurso. Muitos que hoje o proferem apoiaram a ditadura de 64 e agora são arautos da democracia, sobretudo alguns veículos de comunicação.
Esse tipo de ideia pode ser o germe de um golpe. Veja o artigo do link. Veja como a Globo se portou em 64.
Quando são questionados, eles dizem que na época o contexto era diferente, que depois é que a ditadura se desvirtuou... Uma lengalenga danada!
São uns democratas de conveniência. Inclusive muitos dos veículos de comunicação, vetustos, que representam grupos que mandam no Brasil há mais de século - na verdade, desde sempre.
Democracia tem muito defeito, mas, até agora, não inventaram nada melhor.

0 comentários: