A Sabedoria

03:25 Postado por Geremias Pignaton












Clique nas imagens para ampliá-las.

Recebi as fotos acima de um leitor. São fotos promocionais do projeto "Caminhos da Sabedoria".
Esse projeto foi criado há mais de quatro anos para promover o turismo religioso, agroecológico e cultural no nosso município de Ibiraçu. Em tese, eu acho o projeto interessante, entretanto, não vejo, depois desse tempo todo, nada ser feito que possa viabilizá-lo, apesar de já ter sido utilizado uma quantia considerável de dinheiro público.
Esse material promocional foi lançado este ano, agora, véspera da eleição, exatamente quando vai ser cobrado do ex-secretário do turismo do Espírito Santo, nosso maior líder político, marido da prefeita, que domina politicamente o município há vinte anos, alguma coisa que ele tenha feito pelo nosso município nos três anos que ocupou aquela pasta.
Esse material - bonito, por sinal - é nitidamente uma embromação, uma tentativa espertalhona de justificar o injustificável.
Um projeto como esse precisa ter o mínimo de infraestrutura para ser iniciado. Tem, antes de tudo, que envolver a comunidade. Os moradores ao longo do caminho devem estar integrados e disporem de o mínimo de estrutura para acolher e hospedar os peregrinos.
Ou alguém acha que virão turistas caminhando por estradas empoeiradas, enlameadas, dormindo ao relento e fazendo jejum?
Cadê as pousadas, as propriedades rurais adaptadas para receber os turistas?
Cadê os produtos que serão vendidos nas fazendas ao longo da estrada?
Cadê as atrações culturais?
Somente o Mosteiro tem alguma coisa funcionando, o resto é só uma boa idéia.
Não quero ser chato, mas é inevitável observar que a igrejinha de Nossa Senhora das Graças, em Taquarassu, na propriedade da família da prefeita, está indicada no mapa como "igreja abandonada". Para começar a me convencer da viabilidade do projeto, seria necessário reformar e reativar aquela igrejinha.

4 comentários:

  1. PIC NICK disse...

    Esse projeto, realmente é muito bonito e belo.

    Alias, temos que falar a verdade; todos os projetos idealizados por MV são interessantíssimos; e não estou fazendo ironia.

    Com toda sinceridade, são projetos belos, que tocam na alma, bem arquitetados, bem ilustrados e orientados; entretanto NUNCA SAEM DO PAPEL!

    É uma pena, pois como já dissemos, são sempre projetos belos e gostaria muito que o Município, enfim, tivesse uns desses projetos belos realizados na prática!

    Agora, outra coisa que chama a atenção, em relação à campanha de MV da TV, é o fato de que ele faz referência ao futebol capixaba e ao novo Kleber Andrade, dando “corpo” ou voz de que aquele é um dos responsáveis direto por belo projeto.

    Com todas as licenças, pois não sou marqueteiro, mas achei arriscado levantar essa bandeira:

    1) Primeiro que no lançamento da pedra fundamental daquele estádio, o homem tomou uma vaia que foi ouvida lá em Aricanga, próximo à linha de trem!

    2) Segundo que todos sabem a situação lastimável que está, há anos o futebol capixaba, e a Falência do Rio Branco e do seu ex Kleber Andrade se dá à isso; sem esquecer que MV é o responsável direto pela política futebolística do ES há anos!

    3) Terceiro, a Federação de Futebol ES ainda não explicou o fato, não me lembro qual jogo foi, de ter um jogo de futebol só de 45m. Reporto-me àquele jogo ao qual a TV Gazeta, no corrente ano, retirou na programação o campeonato carioca para colocar jogos dos estaduais; entretanto, tal jogo e primeira transmissão da TV gazeta, no Kleber Andrade, alem de um jogo muito ruim, só teve um tempo de 45 min. Não entendi nada! Sei que foram para os vestiários, já eram 17h, não tinha mais o horário de verão, e quando os times voltaram, as luzes não se acenderam, porque não pagaram a conta da ESCELSA. A TV, em sua primeira transmissão do capixabão, teve que voltar a transmitir os jogos do RJ para a graça de todos. Às vezes a males que vem para o bem, e como os jogos eram muito ruins, agradeço a MV pela gestão do futebol do ES

  2. Geremias Pignaton disse...

    O que mais gostei no material promocional foi ter uma foto da casa onde nasci. Naquele sobrado da primeira foto, na primeira janela da esquerda para a direita do andar superior, naquele quarto, amparado por minhas duas avós, Angelina e Joana, faltando 3 dias para acabar o ano de 1960, vim ao mundo./// Minha velha casa, construída por vovô Beppe na década de 1930, ficou muito legal no folder do "Caminhos da Sabedoria".

  3. Carlos Cacau Furieri disse...

    Lamentável a situação do Futebol Capixaba e do Turismo de nossa terra. Infelizmente, essas coisas precisam ser ditas. Precisamos melhorar muito para chegar perto do razoável. Pessoal, eleições estão aí. É hora de pensar bastante no momento do trim-trim das urnas. Vida que segue. Carlos Cacau Furieri

  4. Anônimo disse...

    Bela iniciativa! A Comunidade tem que estar agarrada no belo projeto e nao ficar esperando soh do poder publico. Penso que o turismo no Brasil ainda esta engatinhando por que o brasileiro quer tudo de uma vez soh e a situacao mundial nao esta para tanto. Muita calma nesta hora.