O Órgão da Matriz de Tiradentes

06:59 Postado por Geremias Pignaton


A Igreja Matriz de Santo Antônio em Tiradentes, Minas Gerais, é, sem dúvida uma das mais bonitas do Brasil. É a segundo do Brasil em ouro, só perdendo para a de São Francisco em Salvador. Foi construída em 1710 com desenho arquitetônico do Aleijadinho.
Quando entrei nela no final do mês passado, ela estava invadida por um som magnífico. Era o som puro de seu órgão de tubos que foi recentemente restaurado. Um jovem músico paulista ensaiva para um concerto que realizará no mês que vem. Eu fiquei boquiaberto, olhando para cima, com os ouvidos invadidos pelo som maravilhoso que ecoava pela acústica perfeita da igreja. Esse órgão foi construído em Portugal entre 1785 e 1788. Somente dois deles estão em plena atividade no Brasil. Além deste em Tiradentes, um em Mariana, na Catedral da Sé. Vai aí o link para vermos o órgão em ação na cerimônia de inauguração da restauração. De quebra, um visual do interior da belíssima igreja http://videolog.uol.com.br/video.php?id=410856

2 comentários:

  1. o ficalo disse...

    se a obra da ponte que caiu está sob a resposabilidade da construtora, porque será que a prefeituras está fazendo o aterro com seus caminhoes e maquinas? não será isso favorecimento ilicito? a empresa não cobrou pela obra toda? e por falar em maquinas da prefeitura faz pena ver o estado de conservação da carregadeira com menos de um ano de uso. parece sucata.

  2. Pic NIc (pau small) disse...

    O programa eleitoral está pegando fogo!!!!!!!
    Principalmente o de JCG!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Ontem ele mostrou documentos e os leu, denunciando que o Procurador Geral de Justiça, entre outros, recebeu R$ 250 mil em contas pessoas, como o mesmo cita, oriundos de dinheiro público, vindo do Palácio.

    Segundo o mesmo, a transação foi feita por Paulo Hartung, e até o momento, ninguém conseguiu justificar o motivo e o porquê daquela verba ser direcionada ao Procurado.

    E mais, segundo JCG, a Assembléia abafou o caso, não fez sua obrigação de abrir uma CPI, pois o MP teria como contra ataque realizar denuncias por improbidade!!!!!!!!

    Realimente, todos são fiscalizados hoje em dia, principalmente o Judiciário; mas verificarmos que há erros na Máquina quando o MP está mancomunado com o Governo! Trava-se tudo, sobre pena de Denuncia! A preocupação do parlamentar não é a condenação na Justiça, até porque denunciar sem fundamentos são sempre insustentáveis, ou aqui (raramente) ou em DF (STF e STJ). O problema está na imagem que fica, nas eleições, afinal, a propaganda é a alma no negócio!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Dizem as más línguas no ES que a próxima denuncia é sobre um tal de liga da escola de samba!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!