O Demônio de Catulé

05:51 Postado por Geremias Pignaton

Sempre que passo por uma cidade, mesmo que só de passagem rápida em viagem de carro por uma estrada, procuro depois pesquisar para conhecê-la melhor.
Depois desta última viagem, fui ao google pesquisar sobre o município mineiro de Malacacheta e me deparei com uma história fantástica, uma história de terror.
Trata-se do que foi chamado de "A Aparição do Demônio no Catulé".
Ocorreu na zona rural daquele município em 1955.
Um grupo de crentes neófitos, analfabetos em sua grande maioria, a pretexto de expulsar o demônio incorporado, mataram por espancamento quatro crianças e dois adultos.
Meses depois, a USP enviou três profissionais, um sociólogo, uma antropóloga e uma psicóloga, para estudar o caso.
O sociólogo, o professor Carlo Castaldi, produziu um estudo de caso, que exponho no link abaixo.
Se você tiver um tempinho, vale a pena dedicá-lo à leitura desse assombroso episódio.http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-20702008000100016&script=sci_arttext

3 comentários:

  1. Carlos Cacau Furieri disse...

    Gere, se lerem o link e a mensagem que postei no www.ibirinha.com.br verão que a letra não matava só antigamente, continua matando do mesmo jeito. Apenas modernizaram os jeitos e trejeitos. Jesus vive. Vida que segue. Carlos Cacau Furieri

  2. PIC NICK disse...

    Um dia é Rita G; no outro Sueli V.

    Agora é a bola da vez!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Pegaram no flagra, mas pegaram veio!!!!!!!!!
    Cesta Básica em troca de santinho!!!!!!!!!
    E os vídeos estão se espalhando! Até no Gazetaonline!

    Ficou feio, muito feio! Quem saiu ganhando foi MV, que quem sabe, depois dessa pode ganhar mais votos que Sueli e ir para DF direto!

    Entretanto, na era BBB Eleitoral, não podem dar mole, como Sueli, pq os fleches estão ligados!

    GENTE, VAMOS FILMAR!

    Agora, no caso de Rita G, como já diziam os mamonas assassinas em seus raros momentos de lucidez, é uma teoria do complexo perfeito da relatividade (salvo enganos), pois eventualmente sendo dinheiro do bicho (PRÁTICA QUE NUNCA IREMOS APOIAR, MAS TB NÃO VAMOS IMPUTAR NADA À ALGUEM SEM PROVAS) é dinheiro contribuído por muita gente de Ibiraçu!

    Deixa eu explicar: porque vários acham legal apostar, gostam de ganhar prêmios de bicho, freqüentam bancas, têm bancas, contribuem para o jogo e quando há esse tipo de noticia como a de JCG, todos condenam?

    Quem joga deve ser enfaticamente condenado e reprimido, como estão fazendo com Rita G!

    Ou caímos na hipocrisia de que jogar e ganhar é legal, mas o dono da banca que vive disso é imoral! Não entendo!

  3. Geremias Pignaton disse...

    Pic Nick, tenho acompanhado seus comentários e vejo que você vem contribuindo muito com o blog. São comentários sérios e que expõem a opinião com bom senso e respeito. ///Com relação a sua análise sobre a possível vantagem do marido da prefeita se Sueli for alijada do pleito, eu discordo. Ela é a candidata mais forte da chapa. Sem os votos dela, a chapa corre o sério risco de não eleger ninguém. ///Continue participando.