Rock'n'Roll

07:12 Postado por Geremias Pignaton

Hoje é dia mundial do Rock. Esse estilo musical vem, desde a década de 50, dominando o cenário mundial. Nada de novo apareceu depois dos Beatles em 1966.
Eu, certa feita, imaginei-me sendo abordado por ETs que me perguntavam o que é Rock'n'Roll. Dei as explicações teóricas e quis dar um exemplo. Escolhi essa música da banda escocesa Nazareth, Hair of the Dog http://www.youtube.com/watch?v=TVtJKErRBpI

3 comentários:

  1. Guti Lanschi disse...

    Mais que um estilo musical, o Rock é um estilo de vida ou uma maneira diferente de ver o mundo. Naquele tempo os jovens ainda sonhavam com um mundo diferente. Hoje as coisas estão cada vez mais caretas, comportadas e “politicamente corretas”. O que faz sucesso é o funk ou o gospel, mas o que os jovens antenados de hoje ouvem são o clássicos do velho Rock and Roll! A musica do Nazareth é rock! Eu mostraria Sweet hitch-hiker ou Travelin’ band, ambas do Creedence Clearwater Revival. /// Neste fim de semana meu filho Uzy me surpreendeu levando, em ótima execução, Magie May do Rod Stewart. Lembra? Matou o velho! (Risos.) /// O Blog do Gerê esta cada dia melhor. Valeu!

  2. Muddy Fransergio Water disse...

    “Nada de novo apareceu depois dos Beatles em 1966.” Há controvérsias, Gerê! Há controvérsia!
    Não gosto muito de mitificações, sejam elas na música, no futebol, na política; enfim, na vida. Os Beatles são mitos. Gosto principalmente dos últimos discos dos Beatles e valorizo o fator histórico. No entanto, não desmerecendo os caras, assim como o Elvis, eles eram os caras certos (bons musicalmente e muito bem apresentáveis), no lugar e hora certa. Mas falando de rock, muita coisa surgiu antes e depois dos Beatles; e continua surgindo hoje em dia. O que acontece e que o rock deixou de ser novidade. Em minha opinião, isso é até melhor. O rock se reinventa a toda hora, e por isso mesmo ele sobrevive saltitante; correndo por fora. Existe rock para todos os gostos, do punk ao progressivo, e com todo o tipo de mistura. No início, o rock’n’roll era só uma variação do blues com uma pitada de country; chegou à década de 70 maduro, com cara própria, talvez na sua melhor fase. Hoje, qualquer coisa que seja difícil de definir e faça algum barulho é rock.
    O que o Guty falou é interessante, e é o que me parece também. O rock representava, ou pelo menos embalava, o desejo (ou sonho... sei lá!) de uma geração em um mundo melhor, e questionava os valores da sociedade. Hoje o mundo todo me parece muito mais “comercial”, e o rock não escapa disso.
    Segue um link, para vocês que só vivem no passado, de duas figuras relativamente “novas” juntas: “Warren Haynes” da banda “Gov’t Mule” com a “Dave Matthews Band”; tocando uma música do Neil Young, não tão novo assim.
    http://www.youtube.com/watch?v=aCiLCo-LoUg
    PS,: No momento estou ouvindo “Voodoo Chile” do disco “Electric Ladyland” do Jimi Hendrix (outro mito). Eu também vivo do passado, que nem sequer chega a ser meu... he he... “history so far”
    Estou meio sem tempo ultimamente, mas vou tentar começar a resenhar sobre discos de música em geral, mas certamente a grande maioria terá uma veia roqueira.
    I know, it’s only rock’n’roll, but I like it!
    Dos antigos, eu fico com as caretas do Ian Anderson… nesse “play-back” tosco.
    http://www.youtube.com/watch?v=DZ8eFCylIj0
    Um grande abraço a todos...

  3. Geremias Pignaton disse...

    Fran, não falei que nada de bom, nada de ótimo, nada de excelente, nada de fantástico, nada de maravilhoso; falei apenas que "nada de novo". O rock de hoje é o mesmo e bom rock'n'roll daqueles anos. Um grande abraço a você e ao Guti, dois apreciadores desse gênero de gerações bem diferentes.