Respeito ao Tides

03:22 Postado por Geremias Pignaton

A Confraria de O PAU GIGANTE, através de nossos técnicos de Patrimônio Histórico – PH (éca!), vem observando as transformações por que passa nossa outrora acolhedora Praça Aristides Hermínio Guaraná. Tides, como era conhecido pela Confraria em tempos passados, ficaria emputecido com a maneira como evoluiu a pracinha local. Virou um... mafuá! Aquele aprazível local foi tomado por barracas e ambulantes permanentes, quase um xópimcenter (esses americanos!) da informalidade! Como diria o velho Stegmiller, antigo morador de Alto Lombardia: “Fiorr dangand buzem gatha”!Porém alguns membros desta perspicaz Confraria estivemos (devidamente anônimos, é claro) sentados nos confortáveis bancos da pracinha em duas ocasiões distintas. Sexta, dia em que acontece uma simpática feira, bem intencionada, com quitutes e produtos de confecções, apresentação de alguns talentos(?) locais e algum estardalhaço. O canteiro central virou um palco. No domingo, à sobra de um robusto Pau Ferro, que também é o nome de uma co-irmã, a Confraria de O PAU FERRO, pudemos observar um grupo de uma das inúmeras igrejas locais fazendo suas pregações e entoando seus cantos. A Confraria de O PAU GIGANTE que já viveu por outras praças pelo mundo afora quer sugerir que, em respeito ao Tides, velho de guerra, se mude o nome daquele logradouro público. Ou que se de destino mais adequado às barracas, deixando a praça para quem de direito, o povo deste sofrido Reino do Pau Gigante. Depois de reuniões meditativas exaustivas, regadas a boa cachaça Manda Brasa acompanhadas de torresmos fresquinhos e nacos de sacol produzido pelos Modenesi, esta confraria apresenta nossas sugestões para nomes da pracinha. Quais sejam: Praça Tic-Tac ou Praça da Barraca do Sorvete ou Praça da Banca De Revista ou Praça da Água de Coco ou Praça da Barraca Daquela Menina. Praça do Mercado também fica bom! Eis nossas sugestões. Tudo fazemos pelo Velho General! Que descanse em paz!

2 comentários:

  1. Geremias Pignaton disse...

    Quando fui vereador, apresentei polêmico projeto mudando o nome da praça. Ouvi relatos de antigos filhos de imigrantes italianos que este tal de Tides não era boa bisca. Diziam que ele maltratava os italianos humildes. Pretendi mudar o nome para Praça do Imigrante Italiano. Como para a mudança havia a necessidade de quase unanimidade, minha idéia teve maioria dos votos mas não foi aprovada./// Na última vez que fui a Ibiraçu, reparei que a praça estava descaracterizada. ///Essa praça foi edificada na Administração Sebastião Loureiro, na década de 70.Essa Administração foi comandada pelo Valério Loureiro, filho do prefeito. Foi a administração de político de João Neiva que mais obras fez em Ibiraçu. A praça esteve no auge na primeira administração do Jauber, quando era muito bem cuidada pelo eterno jardineiro de Ibiraçu, Tio Guilherme Pagiola. ///Se a Confraria de O Pau Gigante quiser ilustrar os seus artigos, basta mandar as imagens.

  2. Confraria de O PAU GIGANTE disse...

    O senhor tem razão, Gerê do Blog, em relação ao caráter do General. Tides estava mais para purgante do que para guaraná. Mas, ponderemos, uma coisa é o homem, outro seu legado. Parece ser uma maldição do Reino do Pau Gigante! >>>>> Bela lembrança do Senhor Guilherme Pagiola que também foi delegado de nossa cidade. Lendários homens da lei: Guilherme Pagiola e Barreto! “Cadê Bareta! Cadê Bareta!”