Ideb e Enem

03:06 Postado por Geremias Pignaton

Há duas semanas, saiu o Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico e ontem o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio. Ibiraçu participa dessas avaliações.
A sociedade tem que ter conhecimento como andam esses índices no município e tem que discutir com as autoridades educacionais, diretores de escolas, professores, secretária municipal, como melhorar o nível.
Esperamos que algo nesse sentido seja feito. Educação é fundamental para o desenvolvimento da cidade. Se dispomos dessas ferramentas de avaliação, devemos utilizá-las da melhor maneira possível.
Sei que as escolas municipais foram bem avaliadas. Foram feitas três avaliações do Ideb. Uma em 2005 que avaliou somente a Escola Ericina Macedo Pagiola, outra em 2007 que avaliou também as outras duas escolas e uma em 2009 que avaliou novamente as três escolas. Ibiraçu vem num crescendo educacional mostrado nestas três avaliações.
Com relação ao Enem, foi avaliada a Escola Narceu de Paiva Filho. Não sei como é o histórico das avaliações, mas esta última parece que não foi muito boa.
O site da prefeitura sequer tocou no assunto, nem para divulgar os resultados. Espero que a Renata, minha querida ex-aluna, Secretária de Educação Municipal, esteja atenta e promova um debate com a sociedade para analisar essas avaliações.

2 comentários:

  1. Anônimo disse...

    Geremias esse indice do IDEB é referente ao ano de 2007/2008, acho que eles estão completamente enganados, porque o indice desta adiministração só vai sair no final deste ano, com o indice de 2009/2010. Inclusive a EScola Ericina foi a que mais destacou nestes anos entre as escolas Municipais do estado.

  2. Declev disse...

    Olá,

    Envio os links de alguns artigos sobre o tema para colaborar com o debate:

    http://diariodoprofessor.com/2011/05/28/os-indices-governamentais-ide-rio-ideb-etc-e-a-verdadeira-qualidade-da-educacao/

    http://diariodoprofessor.com/2011/06/28/competicao-vestibular-indices-de-avaliacao-provas-sao-ferramentas-boas-para-a-educacao/

    Abraços,

    Declev