A Grande Imprensa

03:05 Postado por Geremias Pignaton

Temos debatido aqui a mudança na forma como a informação circula no mundo com o fortalecimento, cada vez maior, da internet.
A grande imprensa, os jornalões de circulação nacional, os canais de televisão, o próprio rádio, vêm perdendo espaços para veículos alternativos que circulam na rede mundial de computadores.
Este blog e o ibirinha são exemplos. Com uma agilidade impressionante, nós sabemos de coisas que acontecem em Ibiraçu primeiro do que as pessoas que moram lá.
Não é raro eu dar notícias para meus irmãos e minha mãe, em primeira mão, de fatos que ocorrem do lado da casa deles. Eu de Brasília.
Vejam no artigo do Antônio Lassance comentários sobre uma pesquisa realizada pela Secretaria de Comunicação da Presidência abordando o assunto. http://www.cartamaior.com.br/templates/colunaMostrar.cfm?coluna_id=4695

1 comentários:

  1. Scarafaggio Nero disse...

    Pra que (m) serve a tua liberdade?
    2 julho 2010
    A liberdade que temos é a liberdade que queremos? É a liberdade de que precisamos? Que liberdade é essa? O capital substituiu os militares na ditadura imposta aos brasileiros e, sorrateiro, esconde-se atrás de instituições que, por sua vez, escondem-se atrás de apropriações vocabulares para, sob um manto de liberdade e democracia, disfarçar repressão e totalitarismo.

    Um dos setores peça chave nessa nova ditadura é a grande imprensa. Porta-voz dos interesses dos poucos que mandam e oprimem os outros muitos, pensa e age de forma coesa, fechada, sem espaço para a pluralidade, a diversidade e a democracia. Impõe, através do estrangulamento financeiro e da força política, a ditadura do pensamento único.

    A própria sociedade, sem perceber, alimenta o ditador que a controla. Tomando como base de informações apenas os grandes veículos, sem buscar também em meios alternativos o contraponto necessário à reflexão, as pessoas obedecem cegamente. Além disso, estimulam os anunciantes a manterem seus investimentos sempre nesses mesmos veículos. Cria-se, então, um ciclo vicioso, no qual cada um acaba cúmplice da ditadura que o oprime e oprime aos demais.

    Ao apropriar-se de conceitos como “liberdade” e “democracia” para defender sua hegemonia, a grande mídia esconde o fato de que a única liberdade que defende é a de mercado, liberdade essa que impede todas as outras. Esconde também que a chamada democracia liberal não é democracia. Democracia é poder do povo, ou não é democracia. Democracia não é apenas votar, e liberdade não é apenas poder comprar. Democracia pressupõe liberdades maiores, a começar pela liberdade de pensar e de falar. Ainda falta muito para chegarmos a isso, mas a possibilidade de mudança está sempre nas nossas mãos. Somos os sujeitos da História. Como disse Chico Science, “um passo à frente e você já não está mais no mesmo lugar”.

    O texto acima é o editorial da 4ª edição do Jornalismo B Impresso, que na segunda-feira começa a ser distribuída em Porto Alegre. Como você já sabe, os locais de divulgação estão sendo divulgados pelo Twitter do Jornalismo B (www.twitter.com/jornalismob).