Corrução

15:25 Postado por Geremias Pignaton

Acabei de ler o livro "Viagem Fluvial do Tietê ao Amazonas, de 1825 a 1829" sobre a Expedição Langsdorff, escrito pelo desenhista Hercules Florence.
Verdadeiramente uma viagem pela história do Brasil naquele tempo selvagem.
Só para se ter ideia, transcrevo um trecho sobre uma doença e seu remédio furibundo:


"Estiveram logo a braços com as febres intermitentes, chamadas aqui sezões, os srs. de Langsdorff e Rubzoff, e mais oito camaradas.
Da vasta província de Mato Grosso são o Diamantino e Vila Bela os dois pontos mais insalubres. Esta cidade está em decadência, e se a vila se mantém é pelos diamantes; entretanto já começa a ser abandonada.
Nesses dois lugares existe uma moléstia mais perigosa ainda e que é consequência da outra. Chamam-na corrução.
Quem for atacado fica, pelo que contam, com o ânus dilatado do tamanho de um punho fechado, e cai em sonolência e insensibilidade. O remédio heróico é então o sacatrapo, clister de vinagre, pimenta, pólvora e tabaco. Por meio de um pau, cuja ponta leva um chumaço embebido de cada vez, introduz-se no ânus essa terrível mistura.
Sem tão furibunda medicamentação a morte, dizem, é infalível".

O nome da doença é parecido com corrupção. Não sei se tem relação etimológica, mas o tal sacatrapo bem que poderia ser a pena aos corruptos.

Depois de ler esse maravilhoso livro, agora encontrei uma relíquia na Biblioteca do Senado. Trata-se de um livro editado em 1936 e escrito em 1818 pelo explorador francês Auguste de Saint-Hilaire, uma narrativa de sua viagem ao nosso querido Espírito Santo. O título é Segunda Viagem ao Interior do Brasil, Espírito Santo.
Acho que esse livro de Saint-Hilaire deveria ser reeditado pelo governo estadual e distribuído para os alunos nas escolas.

1 comentários:

  1. Anônimo disse...

    É verdade teve época que até os jogadores do I.E.C quando existia time, näo podiam frequentar lanchonetes de adversários do casal de politiqueiros de IbiraÇu e muito menos funcionários da P.M.I,que faziam bicos nas horas vagas,como aconteceu com um eletricista,que foi proibido de trabalhar na casa de adversários do casal politiqueiro.Isso é demais...