Lixo

03:42 Postado por Geremias Pignaton

O Município de Ibiraçu paga à empresa que administra o aterro sanitário em Aracruz para ficar com nosso lixo. Mês de abril passado pagamos mais 26 mil reais para isso. Pagamos e entregamos os dejetos no local. Essa situação começou na administração passada para solucionar de forma emergencial o problema do Lixo da cidade. Antes, era irregularmente depositado a céu aberto em lixões, ora cá, ora lá , ora acolá. Situação extremamente agressora ao meio ambiente e ilegal.
Cumpre repetir que na administração passada pagávamos em torno de dez mil reais por esse serviço, menos da metade do que a atual administração vem pagando.
Entretanto, o problema maior é que até agora não temos um projeto para a solução definitiva disso. Pagando como estamos, por ano, a cidade gasta mais de 300 mil. Uma pequena usina de tratamento, ou apenas uma coleta racional e antecipada de material reciclado, poderia acabar com essa despesa ou, no mínimo, reduzi-la. Sem contar que geraríamos empregos e riquezas com o reaproveitamento do lixo. O retorno ao possível investimento seria quase que imediato.
Temos muito orgulho, há mais de 20 anos, de nosso líder que esteve por mais de dez anos na Câmara dos Deputados e no governo do estado duas vezes como secretário. Entretanto, não obstante esse orgulho, convivemos com problemas básicos: enchentes, lixo, água, esgoto, poluição nos rios, falta de médicos e de hospital...Ficamos só com o orgulho.

4 comentários:

  1. Anônimo disse...

    Por falar em lixo, eu achei que todo o lixo de Ibiraçu estava sendo depositado no cemitério local, ontem estive no cemitério e fiquei indignada com o pouco caso com que este esta sendo cuidado,(ou não esta sendo),resto de material de construção, pedaços madeira, e mato pra todo que é lado,será que é porque os mortos não reclamam ou porque não pagam mais os impostos?

  2. Anônimo disse...

    Garanto que se a eleiçäo deste ano fosse antes de finados, o cemitério seria olhado com carinho,isso em respeito aos mortos,näo querendo seu voto!Pode crer!

  3. Anônimo disse...

    ELES acompanham TUDO,depois dos comentários,sobre o LIXO depositado no cemitério,acionaram inúmeros veículos, caixas de entulhos,funcionários e fizeram uma faxina daquelas no local.Lembre-se este BLOG + o IBIRINHA só tem ajudado a prefeita.

  4. Geremias Pignaton disse...

    Sr. Anônimo, a ideia é essa. Este blog pretende ajudar. Não a prefeita, como disse o Sr., mas a cidade, nossa amada terra. E pessoas como você tem nos ajudado. Continue comentando. O cemitério limpinho e bem cuidado, toda cidade limpinha e bem cuidada é um prêmio para todos.