Limpando Areia II

17:40 Postado por Geremias Pignaton

Sei que muitos dos dois zilhões e meio de leitores deste blog pensarão que é má vontade de oposição.
É, pode ser, mas fiquei com o pé atrás com relação a esta história de limpar areia.
Algumas perguntas martelam na minha cabeça e, quanto mais eu penso, mais meu pé vai para trás.
Vejamos:
A reportagem da Globo testou a areia tratada num exame laboratorial que viu só a inexistência de Escherichia coli, uma bactéria que vive no nosso intestino, comumente presente nas fezes e muito comum nas infecções urinárias. É a mais comum dos coliformes fecais. Ocorre que a principal arma contra essa bactéria é a velha e boa água sanitária. Se jogarmos num monte de areia um bocado de água misturada com água sanitária, certamente, mataremos todas as Escherichias coli presentes. Isso eu falo do alto de minha autoridade de biólogo prático amador.
A justificativa para a contratação da empresa que fez a assepsia da areia foi a invasão das escolas pela enchente com água contaminada por esgoto. Quantos caminhões de areia existem nos parquinhos das escolas? Um por escola, dois, três? Quantos? Não ficaria muito mais barato trocar essa areia?
Ainda não sei o porquê, mas acho que isso tem alguma coisa no ar. Pode até ser má vontade de oposição, mas, meu faro sentiu algum cheiro estranho.
Enquanto isso, crianças brincando em areia limpa e continuam chegando ao blog reclamações da qualidade e da quantidade de merenda.

3 comentários:

  1. Geremias Pignaton disse...
    Este comentário foi removido pelo autor.
  2. Fransergio Comboni disse...

    A preocupação da contaminação areia por fungos e bactérias é válida, mas também deveria se preocupar se o produto aplicado não causa nenhum outro tipo de contaminação nas crianças
    ... podemos estar solucionando um problema e criando outro. Essa frase da reportagem me assustou "Os inventores não revelam a fórmula do produto, ou seja, qual é a composição química dele." Como assim? Não há registro em orgão competente? Não há avaliação de possíveis reações alérgicas que o produto possa causar? Lembrem-se nossas crianças vã brincar nesta arreia... Onde este produto já foi aplicado? Será que nossas crianças não estão servindo de cobaia? Estes perguntas a prefeitura deve ter feito à empresa que aplicou o produto, se não fez, é bom que faça!

  3. o fiscalo disse...

    Devemos considerar não só a presença de escherichia, que pelo nome deve ser parente daquele vulcão irlandes, que deve ser combatida, assim como as possivel reações as crianças levantada por fransérgio. mas como fiscal devo acrescentar mais um item. os cães e gatos que frequentam constantemente essas areia não trazem outra contaminações já que estão em grande numero espalhados pela cidade? fezes de gatos são além de muito fedorentas, portadoras de elementos altamente contamindoras. vamos olhar mais este lado. as crianças além de estar sendo alimentadas precariamente ainda ficarem expostas a esses males ficam mais vulneraveis a infecções.